Geografia



Geologia
Relevo e formação
CAPÍTULO 6 - Relevo e solo – formação e classificação

VESTIBULAR 2011

RELEVO

(UNIOESTE) O relevo apresenta grande diversidade de formas que se manifestam, ao longo do tempo e do espaço, de modo diferenciado devido às combinações e interferências dos demais componentes da paisagem. Sobre o texto, as formas de relevo, as estruturas, os processos e as relações que  governam a dinâmica da paisagem, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Nas regiões mais estáveis das placas tectônicas, as formas de relevo geralmente são mais suaves, resultantes de longos períodos de erosão e sedimentação.
b) A ação das águas pluviais e fluviais é marcante nas regiões de climas tropicais quentes e úmidos, conferindo ao relevo formas arredondadas ou convexizadas.
c) As formas de relevo esculpidas nas grandes unidades estruturais, como as cadeias de montanhas, os escudos cristalinos e as bacias sedimentares, resultam da ação de um conjunto de processos externos, quais sejam: o intemperismo, a erosão, a sedimentação e o vulcanismo.
d) O relevo terrestre é resultado da ação de forças internas e externas ao longo do tempo. As forças internas, também designadas como endógenas, são aquelas condicionadas pela energia armazenada
no interior do planeta e responsáveis pelo tectonismo e vulcanismo.
e) Existe uma relação estreita entre as formas do relevo, os solos, a litologia e o tipo climático atuante nas diferentes regiões do território brasileiro.

(UEPI) A fotografia a seguir mostra uma rede de drenagem em determinada região brasileira.
Observe- a.


Esse tipo de hidrografia, pelas características observadas, é tipica do seguinte tipo de relevo:

a) paisagens geomorfológicas fluviais apalachianas.
b) planaltos cristalinos.
c) cuestas flúvio-lacustrinas.
d) planicies fluviais.
e) maciços residuais.

(UENP)


I. A classificação do relevo brasileiro, de Aziz Ab Saber, levou em consideração os processos morfoclimáticos responsáveis pela dinâmica atual e pretérita do relevo; o título da sua classificação é
Domínios Morfoclimáticos do Brasil.
II. As principais planícies do Brasil, evidenciadas na classificação de Aziz Ab Saber, são a Amazônica, a do Pantanal e a Costeira.
III. A classificação do relevo brasileiro, de Aroldo de Azevedo, em bacias sedimentares e planaltos  cristalinos, serviu de referência para a classificação de Ab Saber.
IV. O Planalto das Guianas consiste na principal região de nascente dos rios afluentes da margem direita do rio Amazonas, que vão desaguar na Ilha de Marajó.

Estão corretas:

a) apenas I e II
b) apenas II e III
c) apenas III e IV
d) apenas I e IV
e) todas as assertivas

(PUC-PR-CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA) Nos primeiros meses de 2010, as chuvas castigaram o Rio de Janeiro. Foram chuvas intensas que provocaram deslizamentos de encostas, soterramentos de casas, deixando muitos  desabrigados, feridos e também mortos. Isso ocorreuporque:

a) A região serrana do Rio de Janeiro tem um clima subtropical cuja concentração das precipitações ocorre no verão, o que tornou os solos mais frágeis à ocupação.
b) As cidades da região serrana do Sudeste têm longa experiência de ocupação das encostas, com planos de ocupação, planejamento urbano, que minimizaram os impactos ambientais e sociais.
c) A grande quantidade de chuvas em curto período de tempo encharcou os solos, e a rede de drenagem do Rio Doce não suportou o volume de água, causando o transbordamento para além das margens e ocupando a planície de inundação.
d) As encostas são formadas por rochas sedimentares (arenitos) que não suportaram o impacto das precipitações provocando os deslizamentos. Aliado a esse fator geológico, o clima tropical de altitude, que se caracteriza pelas chuvas intensas de verão, a cada ano também provoca deslizamentos das encostas.
e) A configuração geográfica da região serrana é formada por encostas com declividades acentuadas. Esse fator mais as movimentação de solos devido às elevadas precipitações, aliadas às ocupações urbanas (muitas vezes irregulares), acabaram provocando uma tragédia.

(UECE) Às áreas planas oriundas da combinação de processos de deposição fluvial e marinha, geralmente sujeitas a inundações periódicas, sendo revestidas por mangues, dá-se o nome de

a) planície fluvial.
b) planície flúvio-lacustre.
c) planície flúvio-marinha.
d) planície de erosão.

(UFRN) No Brasil, a ocupação e a exploração do território têm ocorrido de formas diferenciadas, ocasionando distintos processos de degradação ambiental.

No mapa estão representadas as áreas 1 e 2, que vêm sendo afetadas por problemas ambientais relacionados às formas de ocupação e exploração do território brasileiro.


Do ponto de vista da ocupação e exploração do território brasileiro, destaca-se como um grave problema ambiental,

a) da área 1, o deslizamento de encostas, decorrente da ocupação desordenada do solo urbano.
b) da área 1, a poluição dos rios, em função da deposição de dejetos provenientes da exploração dos garimpos.
c) da área 2, a desertificação, pela inadequada exploração agropecuária.
d) da área 2, a poluição do solo, devido à concentração industrial.

(UEP) Os processos geomorfológicos internos ou exógenos deixam sempre impressas de sua atuação. Eles desenvolvem, inclusive, um conjunto de feições de relevo característico. Esse fato reveste-se de uma particular importância Geologia etc, volta-se à análise de ambiena fotografia reproduzida a seguir e assinale, com base nas evidências morfológicas, o processo responsável pela elaboração da paisagem visualizada em primeiro plano.

a) Erosão eólica.
b) Erosão glacial.
c) Tectonismo ruptural.
d) Neotectonismo plástico.
e) Sedimentação fluvial.

(UEPB) A figura e seus conhecimentos sobre o tema levam à reflexão de que:


I - Em áreas de grande expansão urbana, os problemas erosivos tornam-se uma ameaça à população que vive em habitações urbanas informais, ou seja, improvisadas e inacabadas.
II - Em muitas cidades brasileiras sua expansão avança para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso de obras efetuadas nas vertentes dos morros, ou seja, em
áreas extremamente suscetíveis à erosão pluvial.
III - Na ocupação urbana nas áreas de risco, as consequências são desastrosas principalmente para a população de baixa renda. O material que escorrega com o deslize de terras provoca o assoreamento dos rios, córregos e bueiros, contribuindo para as enchentes urbanas, catástrofes irreparáveis presentes em muitas cidades brasileiras, como o caso de Angra dos Reis e recentemente nos estados de Pernambuco e Alagoas.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas a proposição I
b) Apenas as proposições I e II
c) Apenas as proposições II e III
d) Apenas as proposições I e III
e) Todas as proposições

(UNESP) Euclides da Cunha em Os Sertões descreve a campanha de Canudos. No esboço geológico do Sertão de Canudos, feito por ele, é possível distinguir a região.






ESBOÇO GEOLÓGICO

(Euclides da Cunha, 1866 – 1909. Os Sertões, cópia de Alfredo Aquino, 1979. Adaptado.)

Em seu livro, abordava e enfatizava os elementos geográficos que dificultavam as rotas dos que se dirigiam para Canudos.

A descrição refere-se

a) à Depressão Sertaneja e Sanfranciscana na região nordestina, no estado da Bahia, da caatinga, da bacia hidrográfica do rio São Francisco, de clima nordestino – semiárido.
b) ao Planalto Arenítico-Basáltico na região Sul, no estado de Santa Catarina, da vegetação de campos, da bacia hidrográfica do rio Paraná, de clima de altitude – tropical de altitude.
c) ao Planalto das Guianas na região Nordeste, da caatinga, da bacia hidrográfica do rio São Francisco e bacias secundárias, de clima equatorial.
d) ao Planalto Atlântico na região Sudeste, da mata atlântica, da bacia hidrográfica do rio Paraná e bacias secundárias, de clima árido.
e) ao Planalto Central Brasileiro na região Norte, da bacia hidrográfica do rio Tocantins, da vegetação de campos, de clima de altitude – tropical de altitude.

(UNICAMP) Em 1902 os paulistas organizam o primeiro campeonato de futebol no Brasil. No mesmo ano, surgem os primeiros campos de várzea, que logo se espalham pelos bairros operários, e já em 1908/1910, a várzea paulistana congregava vários e concorridos campeonatos, de forma que São Paulo não é apenas pioneira nacional no futebol “oficial”, mas também, e sobretudo, no “futebol popular”. A retificação dos rios Pinheiros e Tietê, a partir dos anos 1950, eliminou da paisagem urbana inúmeros campos de várzea, provavelmente mais de uma centena.
(Adaptado de G.M. Jesus, “Várzeas, operários e futebol: uma outra Geografia”. Geographia. Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 84-92, 2002.)

Várzea é uma forma geomorfológica associada às margens de rios caracterizadas pela topografia plana (o que facilita o uso como campos de futebol) e

a) sujeita a inundações periódicas anuais, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre o terraço e o rio.
b) sujeita a inundações apenas em anos muito chuvosos, quando ocorre a deposição de sedimentos grossos. Está posicionada entre o terraço e o rio.
c) sujeita a inundações periódicas anuais, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre a vertente e o terraço.
d) sujeita a inundações apenas em anos muito chuvosos, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre a vertente e o terraço.

(FUVEST) Esta foto ilustra uma das formas do relevo brasileiro, que são as chapadas.


É correto afirmar que essa forma de relevo está
a) distribuída pelas regiões Norte e Centro-Oeste, em terrenos cristalinos, geralmente moldados pela ação do vento.
b) localizada no litoral da região Sul e decorre, em geral, da ação destrutiva da água do mar sobre rochas sedimentares.
c) concentrada no interior das regiões Sul e Sudeste e formou-se, na maior parte dos casos, a partir do intemperismo de rochas cristalinas.
d) restrita a trechos do litoral Norte-Nordeste, sendo resultante, sobretudo, da ação modeladora da chuva, em terrenos cristalinos.
e) presente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, tendo sua formação associada, principalmente, a processos erosivos em planaltos sedimentares.

SOLO

(UECE) Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais, numa mesma área agrícola. A rotação de culturas é vantajosa por que

a) viabiliza a possibilidade de produção de vários produtos na mesma safra.
b) diminui a longo e médio prazo os gastos com recuperação de solo.
c) garante, ao agricultor, maior lucratividade em curtíssimo prazo.
d) aumenta a lucratividade do produtor por conta da qualidade do produto.

(G1 - Col. Naval) Uma rocha submetida à ação da água, às oscilações de temperatura e à atuação de seres vivos irá, com o tempo, desintegrar-se e decompor-se. Os minerais que a compõem irão se fragmentar e se separar em pedaços cada vez menores, até dar origem ao solo. No caso brasileiro, em função da sua localização geográfica e de suas características físicas, encontramos uma gama de solos, cada um com suas especificidades. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, referentes aos diversos tipos de solos existentes no Brasil.

I. O solo de várzea, argiloso e tipicamente das áreas meridionais do país, possui grande riqueza de materiais orgânicos, os quais são utilizados pelas populações ribeirinhas para cultivos de gêneros agrícolas de subsistência.
II. O solo de massapé, arenoso e encontrado em todo o litoral brasileiro, concentra grandes quantidades de nitrogênio e potássio, o que acabou favorecendo o desenvolvimento de cultivos agrícolas destinados majoritariamente para exportações.
III. O solo de terra roxa, argiloso e comum no norte do Paraná e oeste de São Paulo, em função da decomposição de rochas magmáticas, resultaram em nutrientes importantes, favorecendo a sua utilização no plantio de culturas como o café.
IV. O solo conhecido como salmourão, arenoso e com grande gradiente de fertilidade, especialmente por sua decomposição química e riqueza em materiais orgânicos, contribuiu para que a região Nordeste se tornasse grande produtora e exportadora de cana-de-açúcar.

Assinale a opção correta.
a) Apenas as afirmativas I e. II são verdadeiras. 
b) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras. 
c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. 
d) Apenas a afirmativa III é verdadeira. 
e) As afirmativas I, ll, III e IV são verdadeiras. 

(UNIMONTES) Sobre os tipos de solos e suas características, assinale a alternativa incorreta.
a) Os solos aluviais formam-se por acúmulo de sedimentos e partículas, transportados a grandes distâncias pela força das águas e dos ventos. 
b) O solo muito arenoso apresenta alto teor de matéria orgânica e grande capacidade de retenção de água, sendo, assim, muito fértil. 
c) Os solos mais escuros são os de mais alto valor para a agricultura, pois apresentam grande quantidade de matéria orgânica. 
d) O processo de formação do solo, a partir de uma rocha matriz, é um processo lento e depende da ação de elementos naturais como o clima. 

(UECE) Aos processos de desagregação física ou decomposição química das rochas e ao desgaste e remoção dos solos e das formações superficiais da terra, dá-se as denominações respectivas de

a) intemperismo e erosão.
b) erosão e regolito.
c) pedogênese e intemperismo.
d) tectonismo e erosão.

(FUVEST) A erosão dos solos é um grave problema ambiental e socioeconômico. A intensidade dos processos erosivos, por sua vez, relaciona-se a fatores naturais e à ação humana.

a) Identifique e explique dois fatores que contribuem para a erosão dos solos, sendo um deles natural e outro decorrente da ação humana.

b) Identifique e explique um problema socioeconômico relacionado à erosão dos solos em áreas urbanas.

Resolução:

a) A erosão do solo é um processo natural, que pode ser intensificado por fatores naturais, tais como um maior grau de declividade do terreno, um maior índice pluviométrico, ou uma baixa densidade vegetal, entre outros; e por fatores decorrentes da ação humana, tais como a retirada da cobertura vegetal original, ou sua substituição por culturas ou pastagens.

b) Entre os problemas socioeconômicos, podemos destacar a ocupação de áreas de risco, como fundo de vales e encostas, potencializando os processos erosivos.

(UNEAL) Leia o excerto para responder à questão.

[... tanto os pobres (podzol), como os ricos (tchernozion) são explorados intensamente, com investimentos constantes em produtos químicos e também, tecnológicos.]

(J. Willian Vesentini, Sociedade e Espaço. Adaptado)

Esse trecho traz algumas características da região temperada do globo terrestre, referindo-se

a) aos solos.
b) à vegetação.
c) à hidrografia.
d) ao clima.
e) à agropecuária.

(U.E.SANTA CRUZ) Além do superaquecimento, o desmatamento concorre também para uma rápida deterioração do meio e alteração irreversível da fertilidade da Amazônia. A eliminação da sombra faz com que haja um aumento excessivo da temperatura dos solos. Esse aumento causa não só a rápida destruição do húmus e da flora de fungos e outros microorganismos que [...] são indispensáveis à fertilização do solo, como pode aumentar muito a evaporação direta, causando a subida, por capilaridade, da umidade das regiões mais profundas do solo, carregadas de sais de ferro em solução.

BRANCO, Samuel M. O desafio amazônico, ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1995.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Amazônia, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. Os sais minerais, ao secarem no solo, provocam o fenômeno da laterização.
II. A impermeabilização provocada pela laterização do solo aumenta o escoamento superficial.
III. O aumento do escoamento superficial provoca a erosão do solo e, consequentemente, o assoreamento dos rios.
IV. Uma das consequências do desmatamento é a modificação da acidez do solo devido à grande quantidade de matéria orgânica acumulada.
V. As oscilações diárias de temperatura, como desmatamento, deverão diminuir, devido à falta de água na atmosfera.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

a) I, IV
b) III, V
c) I, II, III
d) II, III, IV
e) III, IV, V

VESTIBULAR 2010

RELEVO

(UFSJ) Observe a figura abaixo.


A figura ilustra o relevo característico da região da Serra da Mantiqueira, que abrange os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Sobre esse relevo é CORRETO afirmar que ele se constitui de
a) dobramentos modernos originados de processos geológicos recentes nos quais predomina o intemperismo físico.
b) rocha desgastada fundamentalmente pelo intemperismo físico resultante da ação dos ventos.
c) morros arredondados — denominados mares de morros — e bastante intemperizados.
d) montanhas nas quais os processos erosivos impedem a sedimentação da planície

(UFAL) No mapa a seguir, a seta está indicando um importante compartimento regional de relevo do Brasil. Nesse compartimento, dominam:
a) amplos dobramentos.
b) serras cristalinas.
c) chapadas.
d) escarpas de falhas cristalinas.
e) maciços residuais.

VESTIBULAR 2008

relevo

(FMTM) Considere os itens a seguir para responder a questão.

I. Consiste no derramamento do magma na superfície do planeta, o que pode ocorrer através de fendas ou orifícios na crosta. Na superfície, o magma esfria e torna-se sólido, formando uma nova camada rochosa.
II. Ocorre em função do contato das rochas com as águas e a umidade, ocasionando reações de destruição da rocha original. Sua ação é mais intensa nas regiões tropicais úmidas e equatoriais.
III. Trata-se da retirada de material rochoso das áreas mais altas do relevo terrestre pela água, que é transportado como materiais em suspensão para as áreas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos.

Sobre os agentes modificadores do relevo terrestre, descritos em I, II e III, pode-se afirmar que

a) todos são agentes externos, ou seja, atuam modificando somente a parte superficial do relevo terrestre.
b) I é um agente interno, formador do relevo, enquanto II e III são agentes externos esculpidores do relevo.
c) I e II são agentes internos, por se tratarem de processos de transformações químicas das rochas, enquanto III é um agente erosivo externo.
d) apenas o agente III é atual, enquanto I e II atuaram no passado, criando as grandes formas do relevo.
e) são todos agentes erosivos, ou seja, suas ações sobre a superfície destroem o relevo original.

VESTIBULAR 2007

relevo

(FGV - ECONOMIA) Graben e Horst são formas de relevo associadas às falhas tectônicas.


No Brasil, os exemplos para I e II são, respectivamente,
a) Vale do Itajaí e Serra Geral.
b) Vale do Paraíba e Serra do Mar.
c) Planície Amazônica e Serra do Cachimbo.
d) Vale do São Francisco e Chapada Diamantina.
e) Planície Costeira e Serra do Espinhaço.

VESTIBULAR 2006

RELEVO

(FGV - ECONOMIA) A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.


O perfil topográfico apresentado corresponde, no mapa, ao trajeto indicado pelo número

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

(UEL) Analise a imagem e leia o texto a seguir.

Vale do Paraíba - Cunha

“O dinamismo da superfície da Terra é fruto da atuação antagônica de duas forças ou de duas fontes energéticas – as forças endógenas ou internas e as forças exógenas ou externas. Do jogo dessas duas forças opostas resulta toda dinâmica da crosta terrestre ou litosfera.[...] Esse processo de criação de formas estruturais pelas forças endógenas e de esculturação pelas forças exógenas é permanente ao longo do tempo e do espaço.”

 (ROSS, Jurandyr L. S. (Org.). Geografia do Brasil. Edusp: São Paulo, 1995. p. 17.)

Com base na imagem, no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) A orogênese, processo causado pela ação das forças exógenas, é responsável pelo padrão de esculturação das formas de relevo mostradas na imagem.
b) Os morros com topos convexos apresentados na imagem são causados pelas forças endógenas próprias de climas áridos, atuantes no Sudeste brasileiro.
c) As formas de relevo apresentadas na imagem decorrem da ação de forças exógenas, relacionadas
a climas úmidos, sobre áreas de dobramentos antigos nas quais estão presentes rochas cristalinas.
d) As formas de relevo presentes na imagem decorrem da predominância do intemperismo físico, força endógena que, por meio da desagregação mecânica, atua sobre as rochas sedimentares da região.
e) A orogênese, processo decorrente da ação das forças exógenas, é responsável pelo tipo de intemperismo que definiu o modelado do tipo “mares de morro” que a imagem mostra.

(URCA) O texto abaixo descreve um dos domínios morfoclimáticos do Brasil. Leia com atenção e assinale a opção que o indica corretamente:

            “Esse domínio paisagístico localiza-se na porção litorânea do país, desde o Nordeste até o Sul, penetrando mais para o interior no Sudeste, particularmente em São Paulo. Corresponde à unidade de relevo denominada planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste. Têm origem em serras erodidas principalmente pelas chuvas, e isso ocorre porque esse domínio se localiza sobre terrenos cristalinos onde predominam os granitos e gnaisses. Pelo fato de se localizar relativamente próximo ao litoral, essa
paisagem natural vem sendo intensamente ocupada desde a época colonial, razão pela qual abriga hoje as maiores densidades demográficas do país, sediando grandes metrópoles.”

a) Domínio das Pradarias;
b) Domínio da Araucária;
c) Domínio dos Mares de Morros;
d) Domínio da Caatinga;
e) Domínio do Agreste.

(UNIFESP) O mapa aponta três grandes unidades do relevo brasileiro.


Assinale a alternativa que as identifica corretamente no perfil AB e o processo que predominou na sua formação.

a) Planaltos, sedimentação; Depressões, dobramentos; Planícies, erosão.
b) Planícies, dobramentos; Planaltos, sedimentação; Depressões, sedimentação.
c) Depressões, erosão; Planícies, erosão; Planaltos, dobramentos.
d) Planícies, sedimentação; Planaltos, erosão; Depressões, erosão.
e) Planaltos, erosão; Depressões, sedimentação; Planícies, sedimentação.

(UEPB)


No cartograma, as áreas escuras representam importantes cadeias montanhosas do mundo. Identifique-as, enumerando a seqüência de parênteses abaixo, de 1 a 5, conforme a correspondência correta:

(   ) Cadeia do Himalaia, onde se encontra o pico Everest, “o topo do mundo”, com seus 8.848m.
(   ) Alpes, dobramentos modernos que dominam em todo o território suíço.
(   ) Montanhas Rochosas, cadeia montanhosa que é uma importante reserva de recursos minerais chegando até o Alaska.
(   ) Cadeia do Atlas, que provoca maior incidência de chuvas na região do Magreb, tornando estas terras úmidas e férteis.
(   ) Cordilheira dos Andes, formação geológica recente que se estende da Venezuela ao sul do Chile, numa extensão de 7.500km, com altitudes que ultrapassam os 7.000m.

Assinale a seqüência correta:

a) 5 3 4 2 1
b) 4 5 2 3 1
c) 4 3 5 2 1
d) 3 5 4 1 2
e) 4 2 5 1 3

(FATEC) Observe o perfil topográfico e o mapa a seguir.


Assinale a alternativa que identifica no mapa a seqüência encontrada no perfil topográfico apresentado.
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

(PUCSP) Observe:


Esse perfil topográfico representa um dos eixos do projeto de transposição das águas do rio São Francisco. As formas de relevo representadas no perfil são:

a) depressão e planalto, pois se trata de região onde predominam processos erosivos.
b) planície e planalto, pois se trata de região onde predominam processos de sedimentação.
c) montanhas e planície, pois se trata de região onde predominam processos erosivos.
d) planalto e serra, pois se trata de região onde predominam processos de sedimentação.
e) serra e depressão, pois se trata de região onde predominam processos de sedimentação.

solo

(MACK) Os solos do semi-árido nordestino são, em geral, mais rasos que os solos do Sul e do Sudeste do Brasil, em virtude:

a) da intensa lixiviação na região, que provoca constante dissolução e transporte dos elementos mais solúveis contidos nos solos.
b) da formação das lateritas, ocasionadas pelos baixos índices pluviométricos da região.
c) do aumento da acidificação, que compromete o uso do solo para as atividades agrárias.
d) da fraca pluviosidade e da elevada evapotranspiração da região.
e) da diminuição de nutrientes minerais e orgânicos, decorrente do clima seco e quente.

VESTIBULARES ANTERIORES

RELEVO

(UFAP) Observe atentamente o mapa.
(Adaptado de ROSS, Jurandyr L. S. In:MIRANDA, Leodete e AMORIM, Lenice. Atlas Geográfico. Cuiabá: Entrelinhas, 2001, p. 7.)

Sobre a classificação do relevo brasileiro proposta por Ross, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Considera planaltos, planícies e depressões como formas de relevo que se destacam regionalmente.
b) Dentre as classificações de relevo que abrangem todo o território brasileiro, a de Ross foi a terceira a ser apresentada.
c) Conforme essa classificação, as depressões são superfícies do relevo que ficam situadas altimetricamente acima das planícies.
d) De acordo com Ross, o território do estado de Rondônia apresenta depressões, planícies e planaltos.
e) Está baseada apenas nos critérios morfoclimáticos e morfoesculturais.

(FGV) As áreas assinaladas no mapa por X-Y-Z correspondem, respectivamente, às seguintes unidades do relevo brasileiro:


a) Planaltos Residuais Norte-Amazônicos / Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba / Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.
b) Depressões Marginais Amazônicas / Depressão Sertaneja e do São Francisco / Depressão Periférica Sul-Rio-grandense.
c) Planaltos Residuais Norte-Amazônicos / Depressão Sertaneja e do São Francisco / Chapadas da Bacia do Paraná.
d) Depressões Marginais Amazônicas / Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba / Chapadas da Bacia do Paraná.
e) Planaltos Residuais Norte-Amazônicos / Planalto da Borborema / Depressão Periférica Sul-Rio-grandense.

(UFES) No trecho compreendido entre os pontos A e B, na figura, verificam-se as seguintes formas de relevo: planície, planalto em bacia sedimentar, depressão, depressão, planalto em bacia sedimentar e depressão. De acordo com a classificação de Ross (1990), tais formas de relevo correspondem, respectivamente, às unidades do relevo brasileiro indicadas em uma das opções abaixo. Marque-a.


a) Pantanal do rio Guaporé; planalto e chapada dos Parecis; depressão Sul - Amazônica; depressão periférica da borda leste do rio Paraná; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
b) Pantanal Mato-gGrossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná, depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
c) Pantanal Mato-Grossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão Araguaia - Tocantins; planaltos e chapadas do Parnaíba e depressão do rio Miranda.
d) Pantanal do rio Guaporé; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
e) Pantanal Mato-Grossense; planalto e chapadas dos Parecis; depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão do rio Miranda.


<><> <><> <><> <><>


VESTIBULAR 2009

GEOLOGIA

(FURG) Relacione as eras geológicas com os eventos da coluna à direita.


Assinale a alternativa que apresenta todas as relações corretas.

a) I-3, II-1, III-4, IV-5 e V-2
b) I-1, II-2, III-3, IV-4 e V-5
c) I-4, II-5, III-3, IV-1 e V-2
d) I-5, II-2, III-4, IV-3 e V-1
e) I-4, II-5, III-1, IV-2 e V-3

(FURG) Em 02/01/2008, entrou em erupção o vulcão Llaima, um dos mais ativos entre os 60 vulcões do
sul do Chile, abalando a área com explosões, expelindo lavas e uma coluna de gás e cinzas de 7
km.

Sobre esse fenômeno geológico é correto afirmar que

a) a margem oriental da América do Sul localiza-se numa borda de placa tectônica, o que a
torna susceptível a esse tipo de fenômeno.
b) a margem oriental da América do Sul é tectonicamente ativa, o que resultou na
formação do chamado “cinturão do fogo”, onde existem inúmeros vulcões em atividade.
c) na América do Sul, apenas o Chile apresenta vulcões em atividade, os processos exógenos
são intensos nessa área.
d) a margem ocidental da América do Sul é tectonicamente ativa, manifestando com freqüência abalos sísmicos e atividade vulcânica ao longo de sua extensão.
e) a atividade vulcânica manifesta-se em terrenos antigos e estáveis como a margem ocidental da
América do Sul.

(UFJF) Leia o fragmento de texto a seguir:

Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de
acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes
internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que
qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele
fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e
desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.
Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS,
frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que:
a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica, dividida em duas seções.
b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.
c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas descontinuidade.
d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.
e) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.



(CEFET) As terras emersas são constituídas, basicamente, por escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. Sobre bacias sedimentares, analise as seguintes afirmativas.
I. Resultaram da solidificação do material magmático e de sua elevação à superfície.
II. Podem sofrer soerguimentos tectônicos, constituindo baixos planaltos ou platôs.
III. As mais antigas foram consolidadas ao longo das eras Paleozóica e Mesozóica.
IV. São constituídas por rochas metamórficas muito antigas, como os gnaisses.

As afirmações corretas são

a) apenas I e II
b) I e III
c) II e III
d) III e IV
e) I, II e IV

RELEVO

(UFSJ) Observe a figura abaixo.


A figura ilustra o relevo característico da região da Serra da Mantiqueira, que abrange os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Sobre esse relevo é CORRETO afirmar que ele se constitui de
a) dobramentos modernos originados de processos geológicos recentes nos quais predomina o intemperismo físico.
b) rocha desgastada fundamentalmente pelo intemperismo físico resultante da ação dos ventos.
c) morros arredondados — denominados mares de morros — e bastante intemperizados.
d) montanhas nas quais os processos erosivos impedem a sedimentação da planície

(UFAL) No mapa a seguir, a seta está indicando um importante compartimento regional de relevo do Brasil. Nesse compartimento, dominam:


a) amplos dobramentos.
b) serras cristalinas.
c) chapadas.
d) escarpas de falhas cristalinas.
e) maciços residuais.

(UFCG) Leia o texto, observe as figuras abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

As paisagens geomorfológicas presentes na litosfera são resultantes da estrutura geológica combinada com ações da dinâmica interna (tectonismo) e externa (ventos, temperatura, chuva, vegetação, gelo, entre outros) da Terra. A estrutura geológica corresponde ao tipo de rocha – magmática, sedimentar e metamórfica – bem como à idade que elas apresentam – antigas ou recentes. As características das rochas condicionam a ação dos fatores modificadores do relevo – os agentes de erosão.

Figura 1                                                                                      Figura 2
    

Figura 1                                                                                      Figura 2
                  



a) A figura 01 é um recorte da paisagem geomorfológica típica de regiões áridas e semi-áridas. Ela é resultado da ação destrutiva do intemperismo físico que, através das grandes variações de temperatura entre o dia e a noite, provoca a desagregação da rocha por sucessiva dilatação e contração. Trata-se da paisagem geomorfológiva típica do Sertão paraibano.
b) A figura 02 representa o relevo de montanhas jovens, cuja morfologia é resultado da ação predominante dos agentes internos construtores. A figura 03 representa velhos planaltos, unidade do relevo terrestre que evolui sob a ação do intemperismo químico em clima quente e úmido.
c) A figura 01 se refere ao relevo dominante em áreas da superfície terrestre expostas à subducção das placas tectônicas. A figura 04 representa uma depressão absoluta – unidade do relevo que se encontra abaixo do nível do mar.
d) A figura 02 é um recorte de uma paisagem geomorfológica resultante do predomínio dos agentes externos de sedimentação sobre os de erosão. A figura 04 é um recorte de uma planície formada de rochas cristalinas.
e) A figura 01 representa o recorte de uma depressão absoluta elaborada sob a ação do intemperismo físico. A figura 03 é um recorte representativo das montanhas, onde a ação dos elementos internos formadores do relevo estão estabilizadas.



MINERAÇÃO

(UFOP) Pará e Minas Gerais são líderes do setor mínero-metalúrgico no país e respondem
por 66% da produção. Os dois estados ocupam posição de destaque no cenário da
produção mineral brasileira. Enquanto Minas Gerais é líder em produção de minério
de ferro, o Pará é o maior em bauxita.
Para Minas Gerais, têm-se os seguintes dados sobre as exportações:


Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, 2008.

Considerando esses dados, assinale a afirmativa incorreta.
a) Tais posições de destaque são resultados de localização geográfica estratégica, grandes reservas minerais e logística favorável.
b) Minas Gerais é grande produtor de vários bens minerais, com destaque para o minério de ferro, ouro e ferronióbio.
c) O crescimento da produção mineral está relacionado com o bom ritmo da economia mundial, com demanda forte dos países asiáticos, da Alemanha e dos Estados Unidos.
d) A indústria extrativa mineral (mineração e metalurgia) de Minas Gerais não tem exportado sua produção em função da diminuição da demanda por minério de ferro em âmbito mundial.

(UFAL) O extrativismo mineral é uma atividade econômica de suma importância. Há países, por Exemplo, que têm a maior parte de sua economia apoiada nessa atividade.
No Nordeste do Brasil, existem amplos depósitos de sheelita (um minério de tungstênio). Tais depósitos estão situados:

a) na Faixa costeira de Alagoas.
b) na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
c) no Rio Grande do Norte.
d) em Sergipe e no Sul da Bahia.
e) em Ilhéus e em Campina Grande.

(UFES)

Brasis: diversidade
O “desenvolvimento” da Amazônia tem-se caracterizado por políticas, projetos e ações impostos de fora pelo poder central, combinado a poderosos grupos econômicos transnacionais e a grupos privados regionais, que criam riquezas voláteis e empregos precários na região, desestabilizando-a. A lista é longa. Para ficar nas últimas décadas, mencionamos a mineração; o complexo hidrelétrico/mineral/siderúrgico (Pólo Carajás); a agroindústria; as milhares de madeireiras; as terras raras do Noroeste da Amazônia brasileira; a pecuária extensiva; a exportação de animais silvestres; o extrativismo de madeiras e essências (pau-rosa); a pesca industrial; a Zona Franca de Manaus; os projetos de colonização. No período mais recente, assistimos ao avanço da fronteira agrícola, com a expansão da produção de soja, expansão esta acompanhada pela abertura de hidrovias e estradas.

(Le Monde Diplomatique Brasil, abril, 2008. Adaptado.)

Sobre a mineração na Amazônia, citada no Texto III, é CORRETO afirmar que
a) a Serra do Navio se destaca na produção de bauxita.
b) o estado de Rondônia se destaca na produção de cassiterita.
c) o estado de Roraima é o principal produtor de estanho.
d) o Projeto Jari, no Amapá, caracteriza-se pela extração de manganês.
e) o Quadrilátero Ferrífero é a principal área de produção de manganês.


VESTIBULAR 2008

(UFMA)

As figuras abaixo mostram a localização de vários sismos e o arranjo dos continentes sobre as Placas Tectônicas.



A partir das informações constantes nas figuras, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Os abalos sísmicos são consequências da movimentação das placas tectônicas, sendo as áreas de ocorrência mais comuns coincidentes com as zonas de contato entre elas.
b) O aumento no número de abalos sísmicos próximos aos grandes centros urbanos é devido às mudanças climáticas antrópicas e não às naturais.
c) O Brasil está situado na Placa Sul-Americana, distante das zonas de impacto entre placas, portanto, os tremores de terra ocorridos no país são de grau baixo.
d) No final de 2004, milhares de asiáticos foram surpreendidos por um terremoto seguido por ondas gigantes, conhecidas como
tsunamis, que causaram um cenário de destruição total.
e) O maior terremoto ocorrido no Brasil teve o epicentro na Serra do Tombador, em Mato Grosso, causado pelo desgaste no interior da placa tectônica, denominado sismo intraplaca.

(Mackenzie)

“Foi só um susto”
Terremotos como os ocorridos em quatro estados do país são mais comuns do que se imagina...
“Na noite de terça-feira da semana passada, um leve tremor de terra que durou seis segundos atingiu quatro dos estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Muita gente ficou assustada.Moradores de prédios desceram para a rua, com medo de uma catástrofe.(...) O terremoto, que ocorreu no Oceano Atlântico, a 210 quilômetros da costa brasileira, teve magnitude de 5.2 na escala Richter. Dezenas de terremotos de magnitude similar ocorrem no mundo toda semana e não chamam atenção porque raramente causam danos.(...) É verdade que a maior parte desses abalos ocorre em regiões do globo propícias a terremotos freqüentes...”


Tendo por base a formação geológica brasileira, considere as afirmações abaixo.

I. O território brasileiro está no centro da placa tectônica sulamericana e, portanto, menos sujeito a terremotos fortes.
II. A formação geomorfológica brasileira data do Período Terciário da Era Cenozóica, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos.
III. Devido à sua formação Pré-Cambriana, encontramos um subsolo rico em minério de ferro.
IV. O território brasileiro é formado, apenas, por dobramentos modernos.

Estão corretas, somente, as afirmações

a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) II e III.

(Unifesp) Observe o mapa.


(ANA, 2001. Adaptado.)

O mapa destaca o Aqüífero Guarani, importante reservatório de água subterrânea, formado por rochas

a) ígneas e graníticas.
b) vulcânicas e ígneas.
d) graníticas e arenosas.
e) graníticas e vulcânicas.
e) arenosas e vulcânicas.

(Unifal) Interprete o texto abaixo.

            “A pobreza do Peru só amplificou o potencial destrutivo do grande terremoto – 8,0 pontos
na escala Richter – da última quarta-feira. [...].
            A maioria das casas da região é feita em barro – no Peru o índice de chuvas é baixíssimo
– e não tem a menor resistência a um maior tremor. [...].
            Com 700 mil habitantes, Ica, onde estão as três cidades mais destruídas, é um dos
departamentos mais ricos do Peru. A renda
per capita do país é 40% inferior à brasileira. Estimativas
dizem que 60% dos peruanos vivem na pobreza.
            Ica vive da pesca e da agricultura, principalmente algodão, aspargos e uva, base para o
pisco, licor nacional. O “boom” exportador dessas culturas atraiu milhares de camponeses do
interior ainda mais pobre do país”.

Folha de S. Paulo, 19/08/2007.

A partir das reflexões desse texto e das informações do tema em foco, marque a alternativa que contém apenas afirmativas corretas.

a)

A área de ocorrência do terremoto está sob a influência da movimentação das placas tectônicas do Pacífico e a Sul-americana, em que o clima desértico predomina e influi o desenvolvimento das atividades econômicas tradicionais.
O Peru é um país em que a exportação de matérias primas e de produtos primários move a economia. O deslocamento populacional é uma característica diretamente ligada ao nomadismo dos povos das regiões desérticas.

b)

A área de ocorrência do terremoto está sob a influência da movimentação das placas tectônicas de Nazca e Sul-americana, em que o clima desértico predomina e influi o desenvolvimento das atividades econômicas tradicionais.
O Peru é um país em que a exportação de matérias primas e de produtos primários move a economia. O deslocamento populacional reflete a realidade socioeconômica dos países subdesenvolvidos.

c)

A área de ocorrência do terremoto está sob a influência da movimentação das placas tectônicas do Pacífico e a Sul-Americana, em que as casas da região foram praticamente arrasadas por serem feitas de barro.
O Peru é um país em que a produção de aspargos, algodão e uva para exportação tem atraído a população de outros países da região. O subdesenvolvimento característico desse país não agrava, significativamente, as conseqüências do terremoto.

d)

A área de ocorrência do terremoto está sob a influência da movimentação das placas tectônicas de Nazca e Sul Americana, em que predomina o clima temperado.
Ica é uma região em que a produção de aspargos, algodão e uva para a exportação tem atraído a população de outras partes do país e o subdesenvolvimento característico do Peru não aumenta os problemas causados pelo terremoto.

(Univale) Observe a imagem:


Uma das 33 gravuras da série Fuji, elaboradas entre 1823 e 1829, mostra um tsunami. Fonte: Wikipédia

Assinale a alternativa verdadeira sobre a formação de um tsunami semelhante ao que atingiu
o sudeste asiático ao final de 2004:

a) A origem do fenômeno está associada a eventos de ordem tectônica.
b) A formação de tufões acentuados e áreas de alta pressão atmosférica geram tal fenômeno.
c) A formação de tsunamis está necessariamente associada ao fundo coralígeno do Oceano Índico.
d) O efeito do aquecimento global é o responsável principal pela ocorrência acima do normal desse tipo de tsunamis nos últimos anos.
e) O derretimento de geleiras na região do Oceano Índico é a responsável pelo fenômeno indicado na gravura.

(Inatel) As paisagens geomorfológicas, em geral, refletem as influências dos fatores litológicos, tectônicos e morfoclimáticos. A paisagem esboçada a seguir pode ser caracterizada como um(a):


a) tipo de cuesta, em áreas costeiras litologicamente homogêneas.
b) estrutura tectonicamente falhada em placas litosféricas divergentes.
c) estrutura tectonicamente dobrada, com anticlinal e sinclinal.
d) inselbergue de resistência, desenvolvido em ambientes morfoclimáticos semi- áridos.
e) brejo de altitude, no Agreste pernambucano, desenvolvido em litologias mais resistentes aos processos erosivos.

(Ufvjm) Na noite do dia 15 de agosto de 2007, um terremoto, cujo epicentro ocorreu no Peru, ao sul de Lima, chegou a 7,9 graus na escala Richter e deixou um rastro de destruição em algumas regiões desse país.

Sobre esse terremoto e sua origem é INCORRETO afirmar que

a) a magnitude do terremoto foi bastante elevada, posto que o terremoto mais violento já registrado por sismógrafos atingiu cerca de 9,2 graus.
b) a movimentação de placas tectônicas na região afetada é divergente acarretando modificações na Cordilheira Andina.
c) o terremoto ocorreu em uma falha entre as placas tectônicas denominadas Nazca e América do Sul, cuja atividade sísmica é uma das mais fortes no planeta.
d) o hipocentro do terremoto ocorreu a poucos quilômetros da costa peruana, no Oceano Pacífico, e é relacionado à movimentação tectônica de placas.

(Fmtm) Considere os itens a seguir para responder a questão.

I. Consiste no derramamento do magma na superfície do planeta, o que pode ocorrer através de fendas ou orifícios na crosta. Na superfície, o magma esfria e torna-se sólido, formando uma nova camada rochosa.
II. Ocorre em função do contato das rochas com as águas e a umidade, ocasionando reações de destruição da rocha original. Sua ação é mais intensa nas regiões tropicais úmidas e equatoriais.
III. Trata-se da retirada de material rochoso das áreas mais altas do relevo terrestre pela água, que é transportado como materiais em suspensão para as áreas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos.

Sobre os agentes modificadores do relevo terrestre, descritos em I, II e III, pode-se afirmar que

a) todos são agentes externos, ou seja, atuam modificando somente a parte superficial do relevo terrestre.
b) I é um agente interno, formador do relevo, enquanto II e III são agentes externos esculpidores do relevo.
c) I e II são agentes internos, por se tratarem de processos de transformações químicas das rochas, enquanto III é um agente erosivo externo.
d) apenas o agente III é atual, enquanto I e II atuaram no passado, criando as grandes formas do relevo.
e) são todos agentes erosivos, ou seja, suas ações sobre a superfície destroem o relevo original.

(Ufam) O gabro e o granito são exemplos de rochas:

a) magmáticas vulcânicas           
b) magmáticas extrusivas
c) magmáticas plutônicas           
d) metamórficas
e) sedimentares detríticas

(Uemg) Leia o texto e analise o mapa a seguir.


A paisagem do Peru é diversificada. A Cordilheira separa as planícies do litoral da Floresta existente na fronteira com o Brasil. O país está muito próximo do encontro de duas placas tectônicas. Nos últimos seis anos, o Peru foi sacudido por quatro terremotos acima de 6,5 pontos na escala Richter, magnitude suficiente para danificar construções. Nenhum desses abalos é compatível com o ocorrido na última semana, quando um terremoto de 8 graus provocou uma intensa devastação em quatro cidades, matando várias pessoas e deixando muitos feridos.
(Trecho Adaptado – Revista Veja – 22 de agosto de 2007)

Sobre a região destacada no trecho acima e na ilustração, todas as alternativas estão
corretas,
EXCETO:

a) A Cordilheira dos Andes separa as planícies áridas, localizadas no litoral, da Floresta Amazônica.
b) O país está muito próximo do ponto de encontro entre duas placas tectônicas: a de Nazca e a Sul-Americana.
c) O epicentro do tremor em questão ocorreu no fundo do Oceano Atlântico, em áreas localizadas ao sul da capital do país.
d) Os abalos sísmicos são freqüentes nesta região, em função da intensa movimentação das placas tectônicas locais.

(Puc-mg) A idéia propagada, por muito tempo, de o território brasileiro ser absolutamente estável geologicamente e, portanto, livre de terremotos, é errônea. A sismicidade brasileira é modesta se comparada à da região andina, mas é significativa, visto que aqui já ocorreram vários tremores com magnitude acima de 5º na Escala Richter, como os eventos em Pacajus (CE, 1980) e em João Câmara (RN, 1986). Esses fatos indicam que o risco sísmico em nosso país não pode ser ignorado. Explica a baixa sismicidade brasileira em relação à região andina:

a) a distância em relação às bordas leste e oeste da Placa Tectônica Sul-Americana.
b) a baixa altitude média do relevo brasileiro, formado predominantemente por planícies.
c) a inexistência de atividade vulcânica, causadora dos abalos sísmicos de maior intensidade.
d) a causa desses tremores ser justificada pela atividade mineradora no território brasileiro.

(Fuvest) O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar  corretamente que o vulcanismo

a) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.
b) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
c) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
e) é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.

(Ufpi - específica) Sobre a composição e a dinâmica natural da Terra:

1 (   ) O magma é o material que compõe o interior da crosta terrestre, enquanto as rochas são formadas pelos minerais que compõem a parte superficial da litosfera.
2 (   ) As lavas expelidas pelos vulcões são magma não-solidificado.
3 (   ) Os terremotos decorrem da movimentação das placas tectônicas que formam a superfície da Terra chamada litosfera.
4 (   ) Os Andes resultam da movimentação convergente das placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana.

Resposta: VFVV

(Ufpe) A Deriva dos Continentes e a Teoria da Tectônica de Placas são os dois  modelos teóricos das geociências que, no século XX, causaram uma revolução dos conceitos relativos, sobretudo,   aos processos geológicos internos. Sobre esses assuntos, o que é correto afirmar?
(    ) A hipótese da Deriva dos Continentes foi elaborada pelo geógrafo Alexander Von Humboldt e se apoiou na teoria do “Caos Continental”, estruturada por Ratzel.
(    ) A hipótese da Deriva dos Continentes propõe que o posicionamento relativo das massas continentais  mudou de forma considerável ao longo do tempo geológico.
(    ) A teoria da Tectônica de Placas fornece uma explicação geométrica e cinemática de como a expansão do fundo oceânico  e a deriva das placas litosféricas ocorrem numa superfície  aproximadamente esférica.
(    ) A velocidade e a taxa de expansão das placas litosféricas variaram ao longo do tempo geológico, demonstrando, assim, que as forças responsáveis pelos movimentos dessas placas  também modificaram-se.
(    ) Os aspectos paleoclimáticos que foram apresentados pelo autor da  hipótese da Deriva dos Continentes não podem ser empregados como argumentos favoráveis à teoria da Tectônica de Placas.

Resposta: FVVVF

(Ufrr) O planeta terra em sua história passou por grandes mudanças, tanto geológicas como biológicas, sendo que um dos períodos mais marcantes foi a conhecida era dos grandes répteis que dominaram
a terra por milhões de anos.

Com base no texto acima indique a opção correta:

a) A era dos grandes répteis é o Paleozóico.
b) A era dos grandes répteis é o Mesozóico.
c) A era dos grandes répteis é o Proterozóico.
d) A era dos grandes répteis é o Arqueozóico.
e) A era dos grandes répteis é o Cenozóico.

(Ufrr) Atualmente é veiculado nos mais diversos meios de comunicação que o mundo é assolado por terremotos de grande magnitude, eventos vulcânicos e tsunamis, no entanto o território brasileiro tem sido poupado de tais eventos naturais. Isto se deve a características geológicas especiais.

O texto acima pode ser associado a seguinte afirmação abaixo:

a) O Brasil está localizado na borda da placa sul-americana em contato com a placa de Nazca.
b) O Brasil se localiza no contato da borda da placa sul-americana com a placa africana.
c) O Brasil se localiza na placa do Atlântico.
d) O Brasil se localiza no centro da placa sul-americana.
e) O Brasil se localiza na placa centro-americana.

(Unicamp) No dia 26 de dezembro de 2004, logo após o natal, a região indo-asiática, mais particularmente Sumatra, foi assolada por um tsumani que atingiu três continentes e 12 países. Estimou-se o número de 163 mil mortos apenas na ação direta do tsunami e calculou-se que o número total de mortes tenha chegado a 300 mil, contando as vítimas de epidemias, como a c´0olera, o tifo, etc.

(Adaptados de Paulo Roberto de Morais. “É possível prever as ondas de horror?. Mundo em fúria, ano 1, nº 1, 2005, p. 22-23)

a) Explique os principais mecanismos que atuam na formação de um tsunami.

b) Quando ocorre um tsunami, por que as ondas são quase imperceptíveis em alto mar, enquanto na costa podem atingir até 50 metros de altura?

Resposta:

a)

Um tsunami pode formar-se em razão de: movimentação de placas tectônicas que provocam terremotos nos fundos oceânicos, explosões vulcânicas de vulcões em áreas costeiras, vulcões submarinos ou deslizamentos de massas de terra que atingem o oceano.

b)

Ao se propagar pelo oceano, as ondas do tsunami apresentam comprimento de onda de vários quilômetros e apenas cerca de um metro de altura, o que faz com que as ondas sejam quase imperceptíveis em alto mar. No entanto, ao se aproximarem das águas mais rasas da costa, as ondas vão perdendo velocidade devido ao atrito com a plataforma continental e aumentam, assim, a sua energia acumulada, o que faz com que apresentem altura de até 50 metros.

RELEVO

(UFBA / UFRB)

[...] Levantamentos aerofotogramétricos, possibilitados pelo Radambrasil, forneceram informações detalhadas que foram utilizadas para fundamentar uma nova classificação do relevo e de suas unidades. Essa classificação associa as informações altimétricas com os processos de erosão, sedimentação e gênese — origem e formação do modelado terrestre — integrando-os, também, às estruturas geológicas nas quais ocorrem. O relevo brasileiro passa a ser classificado [através] de três formas: depressões, planaltos e planícies. (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2003, p. 311).

A partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre o relevo brasileiro, caracterize os planaltos e as planícies, considerando os processos de sua formação, e cite um exemplo de cada forma, indicando sua respectiva localização.

Resolução:

Os planaltos são superfícies irregulares (planas ou acidentadas) de estruturas cristalinas ou sedimentares, nos quais predominam os processos erosivos. Localizam-se, geralmente, acima de 300m de altitude e apresentam bordas em declive.
Exemplos: Planaltos Norte-Amazônicos (Região Norte); Planalto da Borborema (Região Nordeste); Planalto Central (Região Centro-Oeste), Planalto Meridional (Região Sul), entre outros.
As planícies são áreas essencialmente planas geradas pela deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial. Predominam, portanto, os processos de sedimentação. As altitudes médias variam, geralmente, entre 0 e 100 metros, podendo ocorrer também em níveis mais elevados nas regiões interplanálticas e/ou intermontanas, podendo aparecer em vários níveis topográficos do país.
Exemplos: Planície do Rio Amazonas (Região Norte); Planície do Pantanal  Matogrossense (Região Centro-Oeste), Planície Costeira (Litorânea), entre outras.

(Fuvest)


Um dos problemas enfrentados por muitos brasileiros são os escorregamentos de grandes volumes de solo e rocha, cujas conseqüências podem incluir, não raras vezes, perda de vidas humanas.

a) Cite dois fatores físico-naturais envolvidos em processos de escorregamento como o apresentado na foto ao lado. Explique-os.

b) Analise, criticamente, dois tipos de ação humana, que, em geral, colaboram para a ocorrência de episódios dessa natureza.

Resposta

a) Os dois fatores físicos envolvidos no processo de escorregamento dos solos são a pluviosidade,
associada ao grande volume de água típico de áreas tropicais, e a declividade do relevo.
Em áreas tropicais úmidas, as chuvas concentradas no verão, associadas ao grande volume de água em curto espaço de tempo, fazem com que os solos encharcados tenham sua estrutura física alterada, sobretudo em áreas de declive, aumentando a instabilidade e a possibilidade de desmatamentos.

b) A ação antrópica pode intensificar esse processo erosivo por meio de dois fatores: a retirada da
cobertura vegetal e a ocupação irregular de encostas. Na expansão desordenada de áreas urbanas, a
ocupação socioeconômica de terrenos menos valorizados, com menor infra-estrutura, pela população
de baixa renda (loteamentos clandestinos) ou por empreendimentos empresariais, implica a retirada
da cobertura vegetal original, expondo o solo desprotegido ao impacto direto das chuvas, o qual,
devido à sua menor resistência, podem facilmente deslizar.
O que se observa é que, apesar da existência de políticas públicas que disciplinem a ocupação de
encostas, a fiscalização ineficaz e, em alguns casos, a omissão governamental somam-se a problemas
como crescimento desordenado da população ou de atividades econômicas, agravando o problema dos
desmatamentos nas áreas de encosta.

(Unifor) Na grande Depressão Sertaneja que se estende por vários estados nordestinos, incluindo o Ceará, é freqüente o aparecimento dos inselbergs que são

a) vales de rios que são inundados durante as chuvas.
b) áreas rebaixadas que se assemelham a
canyons.
c) espécies de dunas de areia em pleno sertão.
d) pequenos rios que se formam somente durante as chuvas.
e) elevações isoladas que se destacam na paisagem.

(Ufvjm) No período de chuva, o Brasil enfrenta sérios problemas socioambientais, principalmente em suas áreas urbanas, as quais apresentam uma grande perda de estruturas edificadas e, eventualmente, de vidas humanas, decorrentes de inundações e desmoronamentos de encostas.

Com base nessas informações, é correto afirmar que esses problemas estão relacionados

a) à ocupação irregular de áreas de risco, tais como encostas íngremes e margens de cursos d.água.
b) ao asfaltamento e drenagem das ruas, que expõe o solo à erosão, provocando o deslizamento de encostas.
c) à previsão meteorológica deficiente, que não consegue atualmente prever a grande quantidade de chuva.
d) à especulação imobiliária, que expulsa a população carente das áreas de risco e incentiva a organização dos espaços urbanos.

(Uneal) O interior semi-árido do Nordeste brasileiro apresenta amplas áreas deprimidas e extensivamente arrasadas por milenares fases erosivas. Essas áreas são, em geral, as mais secas da região. Identifique-as.

a) Pediplanos
b) Peneplanos
c) Inselbergues
d) Planícies eólicas
e) Chapadas

(Ufc) Os processos tectônicos condicionam a formação das estruturas geológicas na superfície do nosso planeta, e as forças externas, atuando sobre estas ao longo do tempo geológico, modelam o relevo, estabelecendo, portanto, uma relação entre estrutura e forma. Marque a alternativa que apresenta uma correlação verdadeira entre as estruturas geológicas destacadas e as unidades de relevo existentes no Nordeste brasileiro.

a) Sedimentar – Depressão Sertaneja com presença de inselbergs.
b) Cristalina – Chapadas do Araripe, do Apodi e da Ibiapaba.
c) Sedimentar – Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba.
d) Cristalina – Planície e Tabuleiros Litorâneos.
e) Sedimentar – Planalto da Borborema.

(Ufba/Ufrb)

“Oásis verdejantes, lagoas cristalinas, peixes. Os Lençóis Maranhenses têm o tamanho da maior cidade brasileira e as miragens do maior deserto do mundo. A diferença é que, no ‘exótico deserto’ do Brasil, tudo é absolutamente real.”

(RIBEIRO, 1998, p. 41).

Com base na análise do texto, na observação da figura e nos conhecimentos sobre o Nordeste brasileiro, indique a sub-região na qual estão localizados os Lençóis Maranhenses e justifique a formação de praias, dunas e lagoas nesse trecho do litoral oriental dessa sub-região.

Resposta:

Os Lençóis Maranhenses situam-se na sub-região nordestina do Meio-Norte, mais precisamente no litoral oriental do Maranhão.
As praias que aí se formaram são resultantes dos sucessivos processos de acumulação marinha e as dunas, pela ação dos ventos alísios de nordeste, atuantes na região.
É um relevo de natureza dinâmica com intensa mobilidade atual. As lagoas que intercalam as dunas são formadas pelas chuvas e parte da água do mar que inunda o trecho mais próximo do litoral, nas marés altas.


VESTIBULAR 2007

GEOLOGIA

(Ufv) Observe a figura abaixo:


No decorrer do tempo geológico, as rochas sofrem diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, que sofreram pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

(Ucpel) Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras conseqüências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.

Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

a) Movimento tectônico.
b) Epirogenese.
c) Vulcanismo.
d) Desmoronamento.
e) Erosão.

(Utfpr) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na seqüência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.


a) I - Núcleo interno, II - Núcleo externo, III – Manto e IV - Crosta.
b) I - Núcleo interno, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Crosta.
c) I - Crosta, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Núcleo interno.
d) I - Núcleo externo, II - Núcleo interno, III – Manto e IV - Crosta.
e) I - Crosta, II - Manto, III - Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.

(Ufrr) Os abalos sísmicos e o vulcanismo são responsáveis atualmente por inúmeras catástrofes e mortes ao redor do mundo.

Considerando as afirmações a seguir, todas estão corretas, EXCETO:

a) O Brasil se encontra localizado na placa tectônica Sul-Americana.
b) Todos os continentes estavam unidos há 200 milhões de anos, formando o supercontinente do Pangeia.
c) O Oceano Atlântico se alarga em torno de 1,5 cm a cada ano.
d) A cordilheira dos Andes, Himalaia, Rochosas não estão diretamente relacionadas a abalos sísmicos, atividade vulcânica e áreas de dobramentos.
e) O Continente do Gondwana era formado por África, América do Sul, Índia e Antártida.

(Ufam) É o maior arquipélago do mundo, com mais de 18 mil ilhas. Faz fronteira ao norte com o Mar da China, com o Oceano Índico a oeste e ao sul e com o Oceano Pacífico a leste. Situa-se em um ponto estratégico, onde se cruzam interesses ocidentais e orientais. O país é cortado pela linha do Equador e suas ilhas são cobertas por densas florestas tropicais. Por se localizar na junção de três placas tectônicas, está exposto a terremotos e ao vulcanismo. Existem 220 vulcões ativos. É o quarto país mais populoso do mundo, com densidade demográfica de 110 hab./km², sendo que quatro ilhas concentram 90% da população.

Assinale o país que correspondem os dados descritos acima:

a) Indonésia
b) Malásia
c) Madagascar
d) Papua Nova Guiné
e) Filipinas

(Udesc) Atualmente a crosta terrestre é constituída por cerca de doze placas tectônicas, que ficam
literalmente boiando em cima do magma pastoso. Há milhões de anos, quando se iniciou sua movimentação, devia ter menos placas. Ao se moverem em vários sentidos, pelo fato de o planeta ser esférico, as placas acabaram se encontrando em determinados pontos da crosta e dando origem aos dobramentos modernos, aos terremotos, etc.

Assinale a alternativa que contém o nome da placa tectônica sobre a qual o Brasil está situado.

a) Placa de Cocos
b) Placa de Nazca
c) Placa do Pacífico
d) Placa Antártica
e) Placa Sul-Americana

(Unifei) No Brasil ocorreram extensos derrames basálticos na Era Mesozóica, abrangendo áreas regionais superiores a 1.200.000 Km2, sendo que em alguns locais as rochas geradas alcançaram centenas de metros de espessura. Esse magmatismo básico e de baixa viscosidade, associado a erupções fissurais, ocorreu principalmente no/na:
a) Bacia do Amazonas.
b) Escudo das Guianas.
c) Bacia do Paraná.
d) Escudo Brasileiro.

(Ufba) Observe a figura a seguir. Sobre o tema esquematicamente representado, é correto afirmar que:


0-0) se trata de uma representação da estrutura geológica comumente designada como “fossas tectônicas”.
1-1) esse tipo de estrutura geológica ocorre especialmente em áreas da crosta onde acontecem colisões de placas litosféricas. 
2-2) essa estrutura geológica inexiste no Brasil, uma vez que esse país se situa numa margem passiva da placa sul-americana. 
3-3) essa estrutura geológica ocorre quando os esforços tectônicos atuantes na crosta terrestre são de distensão.
4-4) nesse tipo de estrutura geológica, são encontradas feições de relevo estrutural designadas como “horst” e “graben”.

Resposta: VFFVV

(Unifei) Com base nas afirmações abaixo:

1- As altas cadeias de montanhas da superfície terrestre se formaram na era Cenozóica, mais especificamente no período terciário.
2- As principais paisagens naturais da superfície da terra são os desertos, as montanhas, as zonas polares, as regiões temperadas e as áreas tropicais.
3- O petróleo e o carvão mineral são riquezas que aparecem em terrenos cristalinos.
4- As riquezas minerais de uma área estão intimamente ligadas a sua estrutura geológica.
5- Quando se divide uma superfície em paisagens naturais, as regiões geográficas são caracterizadas com base na paisagem criada pelo homem.

Quais são as afirmativas corretas?
a) Apenas 2
b) 3, 4 e 5
c) 1, 2 e 4
d) Todas estão corretas

(Ufpe) As paisagens geomorfológicas, em geral, refletem as influências dos fatores litológicos, tectônicos e morfoclimáticos. A paisagem esboçada a seguir pode ser caracterizada como um(a):


a)       tipo de cuesta, em áreas costeiras litologicamente homogêneas.
b)       estrutura tectonicamente falhada em placas litosféricas divergentes.
c)       estrutura tectonicamente dobrada, com anticlinal e sinclinal.
d)       inselbergue de resistência, desenvolvido em ambientes morfoclimáticos semi-áridos.
e) brejo de altitude, no Agreste pernambucano, desenvolvido em litologias mais resistentes aos processos erosivos.

(Unesp) A área assinalada no mapa e identificada com o número 1 caracteriza-se pela ocorrência de grandes terremotos.


Assinale a alternativa que identifica as placas tectônicas envolvidas e a cordilheira que se formou na área, há milhões de anos, em função dos choques entre elas.

a) das Filipinas e Antártica; Alpes.
b) Pacífica e Africana: Atlas.
b) Caribe e Sul-Americana; Andes.
d) Indo-Australiana e Euro-Asiática; Himalaia.
e) Arábica e de Nazca; Pirineus.

(Pucpr) De acordo com a quase centenária Teoria da Deriva Continental, proposta por Alfred Wegener, havia uma única grande massa continental, a qual foi denominada Pangéia, cujas terras eram cercadas pelo único e vasto oceano, o Pantalassa. Foi por volta dessa época, há cerca de 250 milhões de anos, durante a Era Mesozóica, que houve a fragmentação de Pangéia, dando a origem a dois novos continentes: Laurásia ao norte, e, o que nos interessa mais diretamente, Gondwana, ao sul, cerca de 120 milhões de anos depois e foi a vez desses continentes começarem a se dividir.
Da divisão do continente de Gondwana, derivam:

I - A separação da América do Sul em relação à África.
II - A formação dos arquipélagos vulcânicos do Japão e do Havaí.
III - O término da última era glacial, no quaternário.
IV - O surgimento da Austrália e da Antártida, entre outras áreas continentais.
V - O nascimento do Oceano Atlântico.

As afirmações corretas são:

a) I, IV e V, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) III e IV, apenas
e) I, II, III e V.

(Fatec) O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,

a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no
hemisfério Sul.
e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

(Fgv-economia) Graben e Horst são formas de relevo associadas às falhas tectônicas.


No Brasil, os exemplos para I e II são, respectivamente,
a) Vale do Itajaí e Serra Geral.
b) Vale do Paraíba e Serra do Mar.
c) Planície Amazônica e Serra do Cachimbo.
d) Vale do São Francisco e Chapada Diamantina.
e) Planície Costeira e Serra do Espinhaço.

(Mack) As colunas que pendem do teto de uma caverna são as estalactites e as que se formam em seu piso, a partir dos respingos caídos do teto, são as estalagmites. Ambas se originam da precipitação e solidificação de bicarbonato de cálcio que se encontra dissolvido na água. Assinale a alternativa que indica o tipo de grupo de rochas a que as estalactites e estalagmites estão associadas.
a) Rochas sedimentares detríticas, formadas pela decomposição e deposição de detritos de rochas pré-existentes.
b) Rochas sedimentares de origem orgânica, formadas pelo acúmulo de detritos orgânicos.
c) Rochas sedimentares de origem química, isto é, formadas pela deposição de sedimentos por processos químicos.
d) Rochas metamórficas, resultantes da metamorfose de rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas a certas condições de temperatura e pressão no interior da Terra.
e) Rochas sedimentares de origem química, formadas pelo acúmulo de detritos orgânicos.

RELEVO

(Ufpi) Sobre a estrutura geológica e relevo brasileiro é correto afirmar que:

a) a formação recente das estruturas geológicas brasileiras é confirmada pela presença de rochas cristalinas.
b) as planícies encontradas no Nordeste são formas de relevo oriundas de processos erosivos típicos de clima semi-árido.
c) nos planaltos de formação terciária estão as maiores ondulações do relevo brasileiro denominadas
serras.
d) os inselbergs são formas de relevo encontradas em regiões de climas quentes dos tipos equatorial e
tropical úmido.
e) a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira são formas de relevo desenvolvidas em litologias de formação geológica antiga.

(Ufpel) Relevo e o conjunto de diferentes formas apresentadas pela superfície terrestre, as quais são definidas pela estrutura geológica a partir da combinação de ações da dinâmica externa e interna da Terra.

Com base no texto acima e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

a) as modificações ocorridas no relevo brasileiro devem-se a intensa atividade geológica interna no passado, como vulcanismo, terremoto e dobramentos, verificadas no Brasil.
b) considerando que planícies são relevos em construção e planaltos relevos em destruição, no caso brasileiro, não devemos levar em conta os processos que os constituíram para tal classificação.
c) o clima tipicamente quente e úmido do Brasil não condiciona os mecanismos externos de atuação do intemperismo e da erosão sobre as rochas cristalinas e sedimentares.
d) o relevo não exerce influencia sobre a pecuária e as atividades agrícolas no caso brasileiro, por sua característica de baixas altitudes.
e) predominam baixas altitudes no relevo brasileiro, e isso se deve a inexistência de dobramentos modernos durante o período terciário.
f) I.R.

(Uel) Atualmente é difícil falar em domínios morfoclimáticos sem perceber que eles vêm sofrendo descaracterizações profundas ao longo dos anos pela ação antrópica. O domínio que abrange, os Estados de SP, MG, ES e RJ foram os mais atingidos por essas transformações. É correto afirmar que esse domínio abrange:

a) Terras baixas com florestas equatoriais.
b) Planaltos subtropicais com araucárias.
c) Mares de Morros.
d) Chapadões com florestas de galerias.
e) Coxilhas e florestas de araucárias.

(Fatec) São as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de sedimentação recente, formadas por deposições do período Quaternário. As superfícies apresentam-se
notavelmente aplainadas e ainda em processo de consolidação.

No Brasil, o relevo descrito está presente nas feições
a) do Pantanal Mato-grossense.
b) da Chapada Diamantina.
c) do Planalto da Borborema.
d) da Serra do Mar.
e) da Depressão Sertaneja.

(Fgv-economia) Observe o mapa e a ilustração.


Trata-se de um relevo típico de rochas cristalinas sob sistemas morfogenéticos tropicais úmidos. No território brasileiro, o relevo retratado na ilustração é encontrado, apenas, em

a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

MINERAÇÃO

(Ibmec) A Serra dos Carajás situa-se no município de Marabá, na bacia do Rio Itacaiúnas, a 550 km de Belém. Constitui uma anomalia mineralógica por sua quantidade de recursos, que englobam grandes e variadas jazidas minerais, exceto:

a) minério de ferro
b) manganês
c) bauxita
d) cobre
e) carvão mineral

(ESPM) A exploração do subsolo exige conhecimentos da estrutura da terra e da organização geoeconômica do território.


(Adaptado de Ciência do Espaço, 1998)

Desta forma, os recursos cartografados no mapa anterior estão relacionados à exploração de:
a) Ouro e prata em terrenos do cenozóico.
b) Petróleo e carvão em bacias sedimentares.
c) Urânio e Manganês em terrenos quaternários.
d) Ferro e manganês em escudos cristalinos.
e) Bauxita e cassiterita em bacias sedimentares.

(Pucrs) Responder à questão 12 com base na área assinalada no mapa, e nas afirmativas.


Sobre a área assinalada no mapa, é correto afirmar:
I. Representa Carajás, uma das maiores concentrações de minério de ferro no planeta, cuja exportação se destina, entre outros países, ao Japão.
II. Trata-se da Serra do Navio, constituída por rochas cristalinas e grande produtora de bauxita.
III. Os minérios explorados nessa área (como ocorre em outras regiões do Brasil) são comercializados a baixos preços no mercado internacional, o que desvaloriza esses produtos e reduz o lucro.
IV. Compreende o Maciço de Urucum, importante concentração de minério de manganês, que é exportado principalmente para a Argentina.

Está/Estão correta(s) apenas

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

(Unifesp) Apesar do desenvolvimento industrial, o Brasil permanece como um grande exportador de minerais. Assinale o mapa que indica a ocorrência do principal minério exportado pelo país.

a)


b)


c)


d)


e)





VESTIBULAR 2006

GEOLOGIA

(Utfpr) As estruturas geológicas da crosta terrestre refletem os processos, que as originaram e ajudam a reconstituir a história do planeta. Em relação a esse assunto é correto afirmar que:

a) Os escudos cristalinos constituem o embasamento fundamental das terras emersas, pois se originaram de dobramentos modernos.
b) As bacias sedimentares resultam da ação combinada dos processos destrutivos de erosão e dos
processos construtivos de acumulação ou sedimentação.
c) O núcleo da Terra encontra-se em estado pastoso.
d) O manto é o envoltório rochoso da Terra.
e) Os vulcões são gerados por violentos movimentos de massas no interior do núcleo.

(Uesc) Os conhecimentos sobre o tectonismo e sua atuação possibilitam afirmar:

a) As correntes de convecção são responsáveis pelo deslocamento das placas convergentes que, quando se chocam, dão origem às falhas ou aos dobramentos.
b) As dobras se formam quando as pressões verticais atuam sobre as rochas de maior resistência.
c) O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo, mas só dá origem às depressões.
d) A ausência de falhas geológicas no sul e no sudeste brasileiro pode ser explicada pela formação antiga do relevo.
e) As falhas geológicas dão origem a várias formas de relevo, como escarpas e vales amplos e abertos.

(Ufc) Observe o planisfério  abaixo que destaca  áreas onde se localizam   placas tectônicas, cujos movimentos promovem a formação de importantes feições nos limites entre as placas.


a) Nomeie as placas destacadas pela numeração no mapa.
I, II, III e IV.

b) Nomeie as formações que ocorrem entre:
as placas IV e II. 
as placas II e III.



c) Dê exemplo de dois processos de formação de relevo que ocorrem nos limites externos das placas.

Resposta

a)
I. Placa do Pacífico
II. Placa Sul-Americana   
III.  Placa Africana   
IV. Placa de Nasca

b) Nomeie as formações que ocorrem entre:
as placas IV e II.  Cordilheira dos Andes
as placas II e III.  Dorsal Atlântica



c) Dê exemplo de dois processos de formação de relevo que ocorrem nos limites externos das placas.
1. Dobramentos modernos
2. Vulcanismo
3. Abalos sísmicos

(Ufc) Alguns  processos  naturais  ocorrem  durante  longos  períodos  no  tempo  geológico,  ou  seja,  são processos dinâmicos  contínuos.  Outros  ocorrem  de  modo  brusco  e  descontínuo  e  podem  tornar-se  eventos catastróficos.  Indique a  alternativa  verdadeira  que  destaca  dois  processos  dinâmicos descontínuos  e que podem ocasionar catástrofes.

a) Terremotos e impactos de meteoritos.
b) Erosão de um rio meândrico e falhamentos.
c) Epirogênese e compactação de sedimentos.
d) Fluxo térmico do interior da Terra e vulcanismo.
e) Crescimento de recifes e inundações torrenciais.

(Unesp) A figura representa o processo de evolução de uma forma de relevo associada à água.


Assinale a alternativa que contém o tipo de paisagem, o processo geomorfológico atuante e o resultado final.

a) Paisagem lacustre; sedimentação; desaparecimento do lago.
b) Paisagem marinha; assoreamento; falésia.
c) Paisagem fluvial; abrasão; terraço.
d) Paisagem pluvial; desmatamento; revegetação.
e) Paisagem desértica; pedimentação; dunas.

(Urca). Sobre dinâmica geológica da Terra, relacione as informações, e indique a seqüência correta:

(I) Isostasia
(II) Intemperismo
(III) Círculo de fogo do pacífico
(IV) Epicentro
(V) Agentes internos

(   ) tectonismo, vulcanismo e os abalos sísmicos.
(   ) principal região vulcânica da Terra.
(   ) denominação do ponto da superfície, vertical a partir do foco do terremoto, cujas ondas sísmicas se propagam do interior até a superfície do planeta.
(   ) conjunto de processos, físicos e químicos, que resultam na degradação das rochas superficiais.
(   ) é o estado de equilíbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o manto.

a) III; IV; I; V; II;
b) II; IV; III; V; I
c) III; V; II; I; IV;
d) IV; V; II; I; III;
e) V; III; IV; II; I.

(Upe) No mapa a seguir, você observa áreas escuras que correspondem às regiões


a) dominantemente sedimentares.
b) que possuem uma agricultura de “plantation.”
c) de terrenos cristalinos dobrados.
d) de terrenos pré-cambrianos de grande potencialidade mineral.
e) que apresentam formações vegetais dominantemente xerófilas.

(Pucsp)

             ”[...] um fenômeno aleatório é um fenômeno que se produz num ambiente determinado, no qual a natureza e seus mecanismos são conhecidos, mas nos quais nem a data nem o lugar da próxima ocorrência podem ser determinados apenas conhecendo os estados anteriores desse ambiente.”
(C.-P. PÉGUY apud Oliver DOLFFUS in: La Mondalisation, p. 49; tradução nossa)

Esse raciocínio se ajusta bem ao que se entende por área de risco, que são áreas sujeitas a ocorrências aleatórias que podem causar grandes danos aos espaços sociais. Referindo-se a esse tema é INCORRETO afirmar que

a) a densificação populacional, a multiplicação de cidades e de equipamentos sobre o espaço natural expõem mais e mais os seres humanos às ocorrências aleatórias da natureza.
b) o século XX, em razão de uma ação humana muito mais extensa e intensa no planeta, foi o perÌodo de maiores perdas por desastres naturais na história da humanidade.
c) é difícil diminuir o risco em certos ambientes, pois o conhecimento das catástrofes e dos seus mecanismos não permite realizar ações de prevenção, como no caso dos terremotos.
d) as catástrofes nas áreas de risco ocorridas no século XX significaram, para o hemisfério Sul, uma perda maior em vidas humanas e, para o Norte, um prejuízo financeiro mais elevado.
e) o peso dos riscos naturais se modificou no curso da história. Os terremotos, por exemplo, eram um problema menor para os camponeses do que para as sociedades urbanas atuais.

MINERAÇÃO

(Ibmec) A Serra dos Carajás situa-se no município de Marabá, na bacia do Rio Itacaiúnas, a 550 km de Belém. Constitui uma anomalia mineralógica por sua quantidade de recursos, que englobam grandes e variadas jazidas minerais, exceto:

a) minério de ferro
b) manganês
c) bauxita
d) cobre
e) carvão mineral

(Utfpr) O projeto Carajás, localizado no divisor Araguaia-Xingu, é uma província mineralógica de grande importância para a região onde está inserido. Essa reserva mineral está localizada:

a) na região Nordeste, no Estado do Maranhão.
b) na região Centro Oeste, no Estado do Tocantins.
c) na região Norte, no Estado do Amazonas.
d) na região Norte, no Estado do Pará.
e) na região Norte, no Estado do Amapá.

(Mack) Assinale a alternativa que completa a legenda do mapa temático, que mostra a distribuição espacial da indústria siderúrgica no Brasil.


a) Gasoduto Bolívia-Brasil
b) Maciço do Urucum
c) Cinturão Carbonífero
d) Hidrovia Tietê-Paraná
e) Quadrilátero Ferrífero

(Unisa) Observe o mapa para responder à questão.


Nas formações proterozóicas, que ocupam cerca de 4% do território nacional, encontra-se a maior
parte dos minerais metálicos do Brasil. No mapa, a área assinalada pela letra
A exemplifica a
importância econômica desses terrenos com a produção mineral de:

a) ferro, no Quadrilátero Central, sob o controle da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) associada a outras empresas;
b) ouro, no Vale do Jequitinhonha, sob o comando da Indústria e Comércio de Minérios S.A. (ICOMI);
c) manganês, na Serra do Navio, sob o controle do Grupo Antunes, com capitais nacionais e
estrangeiros;
d) ferro e manganês, no Maciço de Urucum, controlados pela Indústria e Comércio de Minérios (ICOMI);
e) bauxita, no Distrito de Paragominas, comandada pela Mineração Rio do Norte, associação da CVRD com outras empresas.

(Uec) Considerando as regiões litorâneas da terra, assinale a alternativa verdadeira:

a) São áreas geologicamente muito antigas e dotadas de baixa vulnerabilidade à ocupação
b) São áreas ecologicamente homogêneas e não diversificadas, sendo dotadas de estabilidade ambiental
c) São áreas geologicamente recentes e com alta vulnerabilidade à ocupação
d) São áreas ecologicamente muito diversificadas e com estabilidade ambiental que remonta a eras geológicas muito antigas.

(Uec) As rochas que apresentam maiores potencialidades de água subterrânea são as:

a) Sedimentares
b) Vulcânicas
c) Cristalinas
d) Metamórficas

RELEVO

(Fgv-economia) A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.



O perfil topográfico apresentado corresponde, no mapa, ao trajeto indicado pelo número

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

(Uel) Analise a imagem e leia o texto a seguir.


“O dinamismo da superfície da Terra é fruto da atuação antagônica de duas forças ou de duas fontes energéticas – as forças endógenas ou internas e as forças exógenas ou externas. Do jogo dessas duas forças opostas resulta toda dinâmica da crosta terrestre ou litosfera.[...] Esse processo de criação de formas estruturais pelas forças endógenas e de esculturação pelas forças exógenas é permanente ao
longo do tempo e do espaço.”
(ROSS, Jurandyr L. S. (Org.). Geografia do Brasil. Edusp: São Paulo, 1995. p. 17.)

Com base na imagem, no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) A orogênese, processo causado pela ação das forças exógenas, é responsável pelo padrão de
esculturação das formas de relevo mostradas na imagem.
b) Os morros com topos convexos apresentados na imagem são causados pelas forças endógenas
próprias de climas áridos, atuantes no Sudeste brasileiro.
c) As formas de relevo apresentadas na imagem decorrem da ação de forças exógenas, relacionadas
a climas úmidos, sobre áreas de dobramentos antigos nas quais estão presentes rochas cristalinas.
d) As formas de relevo presentes na imagem decorrem da predominância do intemperismo físico, força
endógena que, por meio da desagregação mecânica, atua sobre as rochas sedimentares da região.
e) A orogênese, processo decorrente da ação das forças exógenas, é responsável pelo tipo de
intemperismo que definiu o modelado do tipo “mares de morro” que a imagem mostra.

(Urca) O texto abaixo descreve um dos domínios morfoclimáticos do Brasil. Leia com atenção e assinale a opção que o indica corretamente:

            “Esse domínio paisagístico localiza-se na porção litorânea do país, desde o Nordeste até o Sul, penetrando mais para o interior no Sudeste, particularmente em São Paulo. Corresponde à unidade de relevo denominada planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste. Têm origem em serras erodidas principalmente pelas chuvas, e isso ocorre porque esse domínio se localiza sobre terrenos cristalinos onde predominam os granitos e gnaisses. Pelo fato de se localizar relativamente próximo ao litoral, essa
paisagem natural vem sendo intensamente ocupada desde a época colonial, razão pela qual abriga hoje as maiores densidades demográficas do país, sediando grandes metrópoles.”

a) Domínio das Pradarias;
b) Domínio da Araucária;
c) Domínio dos Mares de Morros;
d) Domínio da Caatinga;
e) Domínio do Agreste.

(Unifesp) O mapa aponta três grandes unidades do relevo brasileiro.


Assinale a alternativa que as identifica corretamente no perfil AB e o processo que predominou na sua formação.

a) Planaltos, sedimentação; Depressões, dobramentos; Planícies, erosão.
b) Planícies, dobramentos; Planaltos, sedimentação; Depressões, sedimentação.
c) Depressões, erosão; Planícies, erosão; Planaltos, dobramentos.
d) Planícies, sedimentação; Planaltos, erosão; Depressões, erosão.
e) Planaltos, erosão; Depressões, sedimentação; Planícies, sedimentação.

(Uepb)


No cartograma, as áreas escuras representam importantes cadeias montanhosas do mundo. Identifique-as, enumerando a seqüência de parênteses abaixo, de 1 a 5, conforme a correspondência correta:

(   ) Cadeia do Himalaia, onde se encontra o pico Everest, “o topo do mundo”, com seus 8.848m.
(   ) Alpes, dobramentos modernos que dominam em todo o território suíço.
(   ) Montanhas Rochosas, cadeia montanhosa que é uma importante reserva de recursos minerais chegando até o Alaska.
(   ) Cadeia do Atlas, que provoca maior incidência de chuvas na região do Magreb, tornando estas terras úmidas e férteis.
(   ) Cordilheira dos Andes, formação geológica recente que se estende da Venezuela ao sul do Chile, numa extensão de 7.500km, com altitudes que ultrapassam os 7.000m.

Assinale a seqüência correta:

a) 5 3 4 2 1
b) 4 5 2 3 1
c) 4 3 5 2 1
d) 3 5 4 1 2
e) 4 2 5 1 3

(Fatec) Observe o perfil topográfico e o mapa a seguir.



Assinale a alternativa que identifica no mapa a seqüência encontrada no perfil topográfico apresentado.
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

(Pucsp) Observe:


Esse perfil topográfico representa um dos eixos do projeto de transposição das águas do rio São Francisco. As formas de relevo representadas no perfil são:

a) depressão e planalto, pois se trata de região onde predominam processos erosivos.
b) planície e planalto, pois se trata de região onde predominam processos de sedimentação.
c) montanhas e planície, pois se trata de região onde predominam processos erosivos.
d) planalto e serra, pois se trata de região onde predominam processos de sedimentação.
e) serra e depressão, pois se trata de região onde predominam processos de sedimentação.

SOLOS

(Mack) Os solos do semi-árido nordestino são, em geral, mais rasos que os solos do Sul e do Sudeste do Brasil, em virtude:

a) da intensa lixiviação na região, que provoca constante dissolução e transporte dos elementos mais solúveis contidos nos solos.
b) da formação das lateritas, ocasionadas pelos baixos índices pluviométricos da região.
c) do aumento da acidificação, que compromete o uso do solo para as atividades agrárias.
d) da fraca pluviosidade e da elevada evapotranspiração da região.
e) da diminuição de nutrientes minerais e orgânicos, decorrente do clima seco e quente.


VESTIBULARES ANTERIORES

GEOLOGIA

(Mack) Observe no mapa as margens do Mar Vermelho, a costa nordeste da África e a costa arábica. Essa observação nos permite deduzir que as terras continentais racharam, se abriram e se afastaram, deslocando-se em direções opostas e possibilitando a formação e a expansão do mar.


a) As cordilheiras meso-oceânicas ou dorsais se formam sobre os locais de colisão entre placas tectônicas de diferentes densidades.
b) A movimentação das placas que se afastam nas margens opostas de um mar, como no caso do Mar Vermelho, está relacionada com a dinâmica das correntes marinhas na região.
c) A área mais estável de uma placa tectônica é o seu centro, como no caso da localização do Brasil, distante das duas bordas das placas, por isso mesmo, livre de grandes terremotos e de atividade vulcânica na atualidade.
d) As fossas oceânicas e seu mundo abissal, desprovido de luz e com raras formas de vida, marcam os locais onde a nova crosta é gerada a partir da emissão do magma e da expansão do assoalho marinho e o conseqüente afastamento dos continentes.
e) Desde há muitos milhões de anos, a região dos grandes lagos na África Oriental constitui uma região de grande estabilidade tectônica, não existindo nela vulcanismo ou qualquer outra movimentação da crosta.

(Uem)  Sobre a dinâmica interna da terra, é verdadeiro afirmar:

a) Tectonismo e vulcanismo são movimentos exodinâmicos que modelam a superfície terrestre.
b) Os movimentos tectônicos, gerados pela pressão vertical de longa duração, são classificados como orogênese.
c) O ponto onde o abalo sísmico se origina é denominado de epicentro.
d) A Cordilheira dos Andes foi formada, a partir do movimento divergente de duas placas tectônicas.
e) Terremotos e vulcanismos manifestam-se comumente nos limites das placas tectônicas.

(Ufsc)  Leia atentamente:

21 de Maio de 2003: um terremoto de 7,6 graus na escala Richter atingiu Boumerdes, a 50 quilômetros da capital Argel, na Argélia, matando cerca de 2000 pessoas e ferindo aproximadamente 7000.

29 de Maio de 2003: comemorado o cinqüentenário da chegada ao topo do Everest, a montanha mais alta do mundo, localizada entre o Nepal e o Tibet, na cordilheira do Himalaia, pelo neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay.

            Observe o mapa abaixo.

MAPA DAS PLACAS TECTÔNICAS


       

Considerando os acontecimentos acima, o mapa das placas tectônicas e os conhecimentos sobre a dinâmica terrestre, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A cordilheira do Himalaia, onde se situa o pico do Everest, assim como os Andes na América do Sul, as montanhas Rochosas na América do Norte e os Alpes no sul da Europa correspondem a dobramentos modernos da era Cenozóica.
02. O tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo são agentes internos do relevo, sendo que os dois últimos constituem fenômenos que, dependendo da intensidade e do local onde ocorrem, trazem graves conseqüências à vida das pessoas, como aconteceu na Argélia.
04. A área onde se encontra o Everest e aquela onde está localizada a Argélia situam-se em regiões de placas tectônicas nas quais os abalos sísmicos, o tectonismo e o vulcanismo são freqüentes.
08. O território brasileiro apresenta como principal característica o predomínio da ação dos agentes internos da dinâmica terrestre, cuja maior conseqüência é a presença maciça de dobramentos modernos.
16. A instabilidade dos terrenos nas bordas das placas tectônicas é resultado da ação de forças internas cujos reflexos, alguns lentos e outros rápidos e catastróficos, são sentidos na superfície do planeta.

Resposta: 01 + 02 + 16 (19)  

(Ufmg) Analise o mapa a seguir:


A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com

a) áreas de expansão do assoalho oceânico.
b) dorsais oceânicas.
c) limites divergentes de placas tectônicas.
d) margens continentais passivas.
e) zonas de colisão de placas tectônicas.

(Ufpe-adap) Observe a figura e analise as proposições:




(     ) A distribuição geográfica dos vulcões coincide com as áreas orogenéticas muito antigas.
(     ) É muito comum a ocorrência do fenômeno vulcânico na parte central das placas tectônicas.
(     ) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil. Entretanto, em épocas geológicas passadas, o Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas.
(     ) O círculo do fogo do Pacífico forma um alinhamento vulcânico que vai desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, passando pela costa Ocidental da América do Norte e pelo Japão.
(     ) As principais áreas vulcânicas modernas ocorrem ao longo das costas oceânicas.

Resposta: F F V V V

(Uel) O Himalaia, os Andes e as Rochosas são exemplos de cadeias montanhosas

a) originadas de dobramentos de idade cenozóica.
b) resultantes de blocos falhados de idade proterozóica.
c) originadas de dobramentos de idade paleozóica.
d) resultantes de falhamentos do cristalino de idade mesozóica.
e) originadas de fraturamentos e diaclasamentos de idade cenozóica.

(Mack) As zonas sísmicas do globo estão associadas:

a) às áreas de contacto das placas tectônicas.
b) à presença de estruturas geológicas muito antigas.
c) à formação das bacias sedimentares.
d) aos escudos cristalinos ou maciços antigos.
e) aos dobramentos antigos.

(Cesgranrio) O relevo das terras emersas é extremamente diversificado. Nesse relevo, o que se denomina de DOBRAMENTOS MODERNOS OU RECENTES corresponde a:

a) depressões absolutas.
b) depressões relativas.
c) bacias sedimentares.
d) cadeias montanhosas.
e) dorsais submarinas.

MINERAÇÃO

(Mack)

“A maior concentração de jazidas de minérios de ferro no Brasil, conhecidas e medidas, se encontram em Minas Gerais (2/3 do total brasileiro), localizadas no Quadrilátero Ferrífero ou Central.”
Melhem Adas – Panorama Geográfico do Brasil

Assinale a alternativa que identifica o eixo de escoamento dessa
produção que abastece o mercado interno das siderúrgicas do Sudeste
do país e o que abastece o mercado externo, respectivamente.

a) Vale do Rio Paraíba do Sul – Vale do Rio Doce.
b) Vale do Rio São Francisco – Vale do Rio Paraíba do Sul.
c) Vale do Rio Paraopeba - Vale do Rio Doce.
d) Vale do Rio Doce – Vale do Rio São Francisco.
e) Vale do Rio Paranaíba – Vale do Rio Paraopeba.

(Mack) Bacias sedimentares são depressões dos antigos escudos que receberam sedimentos dos próprios escudos. Os recursos minerais típicos destas formações são:

a) ferro e níquel.
b) carvão mineral e petróleo.
c) ouro e manganês.
d) bauxita e cassiterita.
e) cobre e petróleo.

RELEVO

(Ufap) Observe atentamente o mapa.

(Adaptado de ROSS, Jurandyr L. S. In:MIRANDA, Leodete e AMORIM, Lenice. Atlas Geográfico. Cuiabá: Entrelinhas, 2001, p. 7.)

Sobre a classificação do relevo brasileiro proposta por Ross, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Considera planaltos, planícies e depressões como formas de relevo que se destacam regionalmente.
b) Dentre as classificações de relevo que abrangem todo o território brasileiro, a de Ross foi a terceira a ser apresentada.
c) Conforme essa classificação, as depressões são superfícies do relevo que ficam situadas altimetricamente acima das planícies.
d) De acordo com Ross, o território do estado de Rondônia apresenta depressões, planícies e planaltos.
e) Está baseada apenas nos critérios morfoclimáticos e morfoesculturais.

(Unesp) No mundo, diariamente acontecem abalos sísmicos que sacodem a superfície terrestre. Há os tremores fracos, sem grandes conseqüências e aqueles mais intensos que provocam fendas no solo, destruição de prédios, deslocamentos de terra, muitas vezes com mortes. As populações que vivem em áreas favoráveis a esses tremores precisam tomar providências para enfrentá-los, embora não se possa saber, exatamente, quando eles ocorrerão.

(Fgv) As áreas assinaladas no mapa por X-Y-Z correspondem, respectivamente, às seguintes unidades do relevo brasileiro:


a) Planaltos Residuais Norte-Amazônicos / Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba / Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.
b) Depressões Marginais Amazônicas / Depressão Sertaneja e do São Francisco / Depressão Periférica Sul-Rio-grandense.
c) Planaltos Residuais Norte-Amazônicos / Depressão Sertaneja e do São Francisco / Chapadas da Bacia do Paraná.
d) Depressões Marginais Amazônicas / Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba / Chapadas da Bacia do Paraná.
e) Planaltos Residuais Norte-Amazônicos / Planalto da Borborema / Depressão Periférica Sul-Rio-grandense.

(Ufes) No trecho compreendido entre os pontos A e B, na figura, verificam-se as seguintes formas de relevo: planície, planalto em bacia sedimentar, depressão, depressão, planalto em bacia sedimentar e depressão. De acordo com a classificação de Ross (1990), tais formas de relevo correspondem, respectivamente, às unidades do relevo brasileiro indicadas em uma das opções abaixo. Marque-a.


a) Pantanal do rio Guaporé; planalto e chapada dos Parecis; depressão Sul - Amazônica; depressão periférica da borda leste do rio Paraná; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
b) Pantanal Mato-gGrossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná, depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
c) Pantanal Mato-Grossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão Araguaia - Tocantins; planaltos e chapadas do Parnaíba e depressão do rio Miranda.
d) Pantanal do rio Guaporé; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
e) Pantanal Mato-Grossense; planalto e chapadas dos Parecis; depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão do rio Miranda.
 
Capítulo 5 – Estrutura geológica e mineração no Brasil



VESTIBULAR 2011



geologia



(UEPI) Um pesquisador, investigando os principais aspectos do meio natural de uma área semiárida do Nordeste brasileiro defrontou-se com a paisagem fotografada e exposta a seguir.






Qual deverá ser a denominação que o pesquisador utilizará para definir esses elementos paisagísticos?



a) Inselbergues sedimentares.

b) Matacões.

c) Afloramentos sedimentares.

d) Falhas.

e) Dobras.



MINERAÇÃO



(UFAC) O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. No Brasil, o consumo de carvão mineral representa apenas 0,5% do mundial. Sobre o carvão mineral no Brasil, pode-se dizer:



a) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável. Quando queimado, emite gases poluentes na atmosfera, causando problemas de várias ordens para o meio ambiente.

b) No Brasil, existem grandes jazidas de carvão mineral em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. Entretanto, apenas Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná fazem exploração.

c) O carvão mineral, extraído na Região Sul do Brasil, possui grande percentagem de sulfeto de ferro (FeS2), na forma de cristais de pirita, popularmente conhecido como “ouro dos trouxas”, por sua cor amarela e brilho metálico. Uma vez trazido à superfície da terra, em contato com o oxigênio e a umidade do ar, dá origem ao ácido sulfúrico (H2SO4), bastante tóxico e corrosivo.

d) Até 1990, as companhias siderúrgicas eram legalmente obrigadas a utilizar uma mistura de 50 % de carvão nacional, com 50 % de carvão importado. Com a revogação dessa lei, as empresas passaram a consumir somente carvão mineral nacional.

e) Na fase de extração a céu aberto ou em galerias construídas nas minas, os danos à paisagem são pequenos, já que o carvão mineral é uma fonte de energia renovável.



VESTIBULAR 2010



geologia



(UEL) A estrutura geológica do Brasil é composta por:



I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional.

II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.

III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional.

IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos destribuídos por quase todo o território nacional.



Assinale a alternativa correta.



a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.



(UFAC) A estrutura geológica das terras emersas do Brasil é constituída, basicamente, por bacias sedimentares e escudos cristalinos, tectonicamente estáveis.






As áreas cinzas do mapa representam:

a) Dobramentos modernos.

b) Bacias sedimentares.

c) Bacias hidrográficas.

d) Escudos cristalinos.

e) Áreas de instabilidade tectônica.



MINERAÇÃO



(UERJ) A crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos predominantes de rochas, pelo processo de formação e pela idade geológica. Essas estruturas são os maciços cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

a) os maciços antigos ou escudos cristalinos datam da era pré-cambriana, são constituídos por rochas sedimentares e são ricos em jazidas de minerais não metálicos. 

b) as bacias sedimentares são formações muito recentes, datando da era quaternária, ricas em minerais energéticos e com intenso processo erosivo; constituem 64% do território brasileiro. 

c) os dobramentos modernos, resultantes de movimentos epirogenéticos, são constituídos por rochas magmáticas, datam do período terciário e são ricos em carvão e petróleo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. 

d) as principais reservas petrolíferas e carboníferas do mundo encontram-se nas bacias sedimentares, enquanto minerais como ferro, níquel, manganês, ouro, bauxita etc. são encontrados nos maciços cristalinos; os dobramentos modernos constituem áreas de intenso vulcanismo. 



(FATEC) Os minerais, extraídos da crosta terrestre e transformados industrialmente em metais, pedras e outros componentes, estão entre as principais matérias-primas utilizadas economicamente pela sociedade.

Assinale a alternativa que contenha, correta e respectivamente: um metal, o minério do qual pode ser extraído e a forma de sua utilização pela indústria.




METAL
MINERAL
UTILIZAÇÃO
a
Mercúrio
Hematita
Equipamentos Elétricos
b
Enxofre
Bauxita
Ligas Metálicas
c
Manganês
Pirolusita
Fabricação de aço
d
Sal
Halita
Pigmento para tintas
e
Potássio
Magnetita
Fibras Plásticas



(FUVEST) Em se tratando de commodities, o Brasil tem papel relevante no mercado mundial, graças à exportação de minérios. Destacam-se os minérios de ferro e de manganês, bases para a produção de aço, e a bauxita, da qual deriva o alumínio. A relação entre minério e sua localização no território brasileiro está corretamente expressa em:




Minério
Localização geográfica
a)
ferro
Quadrilátero Ferrífero
(Planalto da Borborema)
b)
ferro
Serra dos Carajás
(Planalto das Guianas)
c)
bauxita
Vale do Trombetas
(Serra do Espinhaço)
d)
manganês
Maciço do Urucum
(Pantanal Mato-Grossense)
e)
manganês
Vale do Aço
(Chapada dos Parecis)



VESTIBULAR 2009



MINERAÇÃO



(UFOP) Pará e Minas Gerais são líderes do setor mínero-metalúrgico no país e respondem por 66% da produção. Os dois estados ocupam posição de destaque no cenário da produção mineral brasileira. Enquanto Minas Gerais é líder em produção de minério de ferro, o Pará é o maior em bauxita.

Para Minas Gerais, têm-se os seguintes dados sobre as exportações:






Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, 2008.



Considerando esses dados, assinale a afirmativa incorreta.

a) Tais posições de destaque são resultados de localização geográfica estratégica, grandes reservas minerais e logística favorável.

b) Minas Gerais é grande produtor de vários bens minerais, com destaque para o minério de ferro, ouro e ferronióbio.

c) O crescimento da produção mineral está relacionado com o bom ritmo da economia mundial, com demanda forte dos países asiáticos, da Alemanha e dos Estados Unidos.

d) A indústria extrativa mineral (mineração e metalurgia) de Minas Gerais não tem exportado sua produção em função da diminuição da demanda por minério de ferro em âmbito mundial.



(UFAL) O extrativismo mineral é uma atividade econômica de suma importância. Há países, por Exemplo, que têm a maior parte de sua economia apoiada nessa atividade.

No Nordeste do Brasil, existem amplos depósitos de sheelita (um minério de tungstênio). Tais depósitos estão situados:



a) na Faixa costeira de Alagoas.

b) na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

c) no Rio Grande do Norte.

d) em Sergipe e no Sul da Bahia.

e) em Ilhéus e em Campina Grande.



(UFES)



Brasis: diversidade

O “desenvolvimento” da Amazônia tem-se caracterizado por políticas, projetos e ações impostos de fora pelo poder central, combinado a poderosos grupos econômicos transnacionais e a grupos privados regionais, que criam riquezas voláteis e empregos precários na região, desestabilizando-a. A lista é longa. Para ficar nas últimas décadas, mencionamos a mineração; o complexo hidrelétrico/mineral/siderúrgico (Pólo Carajás); a agroindústria; as milhares de madeireiras; as terras raras do Noroeste da Amazônia brasileira; a pecuária extensiva; a exportação de animais silvestres; o extrativismo de madeiras e essências (pau-rosa); a pesca industrial; a Zona Franca de Manaus; os projetos de colonização. No período mais recente, assistimos ao avanço da fronteira agrícola, com a expansão da produção de soja, expansão esta acompanhada pela abertura de hidrovias e estradas.



(Le Monde Diplomatique Brasil, abril, 2008. Adaptado.)



Sobre a mineração na Amazônia, citada no Texto III, é CORRETO afirmar que

a) a Serra do Navio se destaca na produção de bauxita.

b) o estado de Rondônia se destaca na produção de cassiterita.

c) o estado de Roraima é o principal produtor de estanho.

d) o Projeto Jari, no Amapá, caracteriza-se pela extração de manganês.

e) o Quadrilátero Ferrífero é a principal área de produção de manganês.



VESTIBULAR 2008



GEOLOGIA



(MACKENZIE)



“Foi só um susto”

Terremotos como os ocorridos em quatro estados do país são mais comuns do que se imagina...

“Na noite de terça-feira da semana passada, um leve tremor de terra que durou seis segundos atingiu quatro dos estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Muita gente ficou assustada.Moradores de prédios desceram para a rua, com medo de uma catástrofe.(...) O terremoto, que ocorreu no Oceano Atlântico, a 210 quilômetros da costa brasileira, teve magnitude de 5.2 na escala Richter. Dezenas de terremotos de magnitude similar ocorrem no mundo toda semana e não chamam atenção porque raramente causam danos.(...) É verdade que a maior parte desses abalos ocorre em regiões do globo propícias a terremotos freqüentes...”






Tendo por base a formação geológica brasileira, considere as afirmações abaixo.



I. O território brasileiro está no centro da placa tectônica sulamericana e, portanto, menos sujeito a terremotos fortes.

II. A formação geomorfológica brasileira data do Período Terciário da Era Cenozóica, possuindo um perfil topográfico com reduzido desgaste erosivo.

III. Devido à sua formação Pré-Cambriana, encontramos um subsolo rico em minério de ferro.

IV. O território brasileiro é formado, apenas, por dobramentos modernos.



Estão corretas, somente, as afirmações



a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e IV.

e) II e III.



(UNIFESP) Observe o mapa.




(ANA, 2001. Adaptado.)



O mapa destaca o Aqüífero Guarani, importante reservatório de água subterrânea, formado por rochas



a) ígneas e graníticas.

b) vulcânicas e ígneas.

d) graníticas e arenosas.

e) graníticas e vulcânicas.

e) arenosas e vulcânicas.



(PUCMG) A idéia propagada, por muito tempo, de o território brasileiro ser absolutamente estável geologicamente e, portanto, livre de terremotos, é errônea. A sismicidade brasileira é modesta se comparada à da região andina, mas é significativa, visto que aqui já ocorreram vários tremores com magnitude acima de 5º na Escala Richter, como os eventos em Pacajus (CE, 1980) e em João Câmara (RN, 1986). Esses fatos indicam que o risco sísmico em nosso país não pode ser ignorado. Explica a baixa sismicidade brasileira em relação à região andina:



a) a distância em relação às bordas leste e oeste da Placa Tectônica Sul-Americana.

b) a baixa altitude média do relevo brasileiro, formado predominantemente por planícies.

c) a inexistência de atividade vulcânica, causadora dos abalos sísmicos de maior intensidade.

d) a causa desses tremores pode ser justificada pela atividade mineradora no território brasileiro.



(UFRR) Atualmente é veiculado nos mais diversos meios de comunicação que o mundo é assolado por terremotos de grande magnitude, eventos vulcânicos e tsunamis, no entanto o território brasileiro tem sido poupado de tais eventos naturais. Isto se deve a características geológicas especiais.



O texto acima pode ser associado a seguinte afirmação abaixo:



a) O Brasil está localizado na borda da placa sul-americana em contato com a placa de Nazca.

b) O Brasil se localiza no contato da borda da placa sul-americana com a placa africana.

c) O Brasil se localiza na placa do Atlântico.

d) O Brasil se localiza no centro da placa sul-americana.

e) O Brasil se localiza na placa centro-americana.



VESTIBULAR 2007



GEOLOGIA



(UNIFEI) No Brasil ocorreram extensos derrames basálticos na Era Mesozóica, abrangendo áreas regionais superiores a 1.200.000 Km2, sendo que em alguns locais as rochas geradas alcançaram centenas de metros de espessura. Esse magmatismo básico e de baixa viscosidade, associado a erupções fissurais, ocorreu principalmente no/na:

a) Bacia do Amazonas.

b) Escudo das Guianas.

c) Bacia do Paraná.

d) Escudo Brasileiro.



MINERAÇÃO



(ESPM) A exploração do subsolo exige conhecimentos da estrutura da terra e da organização geoeconômica do território.






(Adaptado de Ciência do Espaço, 1998)



Desta forma, os recursos cartografados no mapa anterior estão relacionados à exploração de:

a) Ouro e prata em terrenos do cenozóico.

b) Petróleo e carvão em bacias sedimentares.

c) Urânio e Manganês em terrenos quaternários.

d) Ferro e manganês em escudos cristalinos.

e) Bauxita e cassiterita em bacias sedimentares.



(PUCRS) Responder à questão 12 com base na área assinalada no mapa, e nas afirmativas.






Sobre a área assinalada no mapa, é correto afirmar:

I. Representa Carajás, uma das maiores concentrações de minério de ferro no planeta, cuja exportação se destina, entre outros países, ao Japão.

II. Trata-se da Serra do Navio, constituída por rochas cristalinas e grande produtora de bauxita.

III. Os minérios explorados nessa área (como ocorre em outras regiões do Brasil) são comercializados a baixos preços no mercado internacional, o que desvaloriza esses produtos e reduz o lucro.

IV. Compreende o Maciço de Urucum, importante concentração de minério de manganês, que é exportado principalmente para a Argentina.



Está/Estão correta(s) apenas



a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV



(UNIFESP) Apesar do desenvolvimento industrial, o Brasil permanece como um grande exportador de minerais. Assinale o mapa que indica a ocorrência do principal minério exportado pelo país.



a)






b)






c)






d)






e)






VESTIBULAR 2006



GEOLOGIA



(UFPE) No mapa a seguir, você observa áreas escuras que correspondem às regiões






a) dominantemente sedimentares.

b) que possuem uma agricultura de “plantation.”

c) de terrenos cristalinos dobrados.

d) de terrenos pré-cambrianos de grande potencialidade mineral.

e) que apresentam formações vegetais dominantemente xerófilas.



MINERAÇÃO



(IBMEC) A Serra dos Carajás situa-se no município de Marabá, na bacia do Rio Itacaiúnas, a 550 km de Belém. Constitui uma anomalia mineralógica por sua quantidade de recursos, que englobam grandes e variadas jazidas minerais, exceto:



a) minério de ferro

b) manganês

c) bauxita

d) cobre

e) carvão mineral



(UTFPR) O projeto Carajás, localizado no divisor Araguaia-Xingu, é uma província mineralógica de grande importância para a região onde está inserido. Essa reserva mineral está localizada:



a) na região Nordeste, no Estado do Maranhão.

b) na região Centro Oeste, no Estado do Tocantins.

c) na região Norte, no Estado do Amazonas.

d) na região Norte, no Estado do Pará.

e) na região Norte, no Estado do Amapá.



(MACK) Assinale a alternativa que completa a legenda do mapa temático, que mostra a distribuição espacial da indústria siderúrgica no Brasil.






a) Gasoduto Bolívia-Brasil

b) Maciço do Urucum

c) Cinturão Carbonífero

d) Hidrovia Tietê-Paraná

e) Quadrilátero Ferrífero



(UNISA) Observe o mapa para responder à questão.






Nas formações proterozóicas, que ocupam cerca de 4% do território nacional, encontra-se a maior parte dos minerais metálicos do Brasil. No mapa, a área assinalada pela letra A exemplifica a importância econômica desses terrenos com a produção mineral de:



a) ferro, no Quadrilátero Central, sob o controle da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) associada a outras empresas;

b) ouro, no Vale do Jequitinhonha, sob o comando da Indústria e Comércio de Minérios S.A. (ICOMI);

c) manganês, na Serra do Navio, sob o controle do Grupo Antunes, com capitais nacionais e estrangeiros;

d) ferro e manganês, no Maciço de Urucum, controlados pela Indústria e Comércio de Minérios (ICOMI);

e) bauxita, no Distrito de Paragominas, comandada pela Mineração Rio do Norte, associação da CVRD com outras empresas.



VESTIBULARES ANTERIORES



MINERAÇÃO



(MACK)



“A maior concentração de jazidas de minérios de ferro no Brasil, conhecidas e medidas, se encontram em Minas Gerais (2/3 do total brasileiro), localizadas no Quadrilátero Ferrífero ou Central.”

Melhem Adas – Panorama Geográfico do Brasil



Assinale a alternativa que identifica o eixo de escoamento dessa

produção que abastece o mercado interno das siderúrgicas do Sudeste

do país e o que abastece o mercado externo, respectivamente.



a) Vale do Rio Paraíba do Sul – Vale do Rio Doce.

b) Vale do Rio São Francisco – Vale do Rio Paraíba do Sul.

c) Vale do Rio Paraopeba - Vale do Rio Doce.

d) Vale do Rio Doce – Vale do Rio São Francisco.

e) Vale do Rio Paranaíba – Vale do Rio Paraopeba.



(MACK) Bacias sedimentares são depressões dos antigos escudos que receberam sedimentos dos próprios escudos. Os recursos minerais típicos destas formações são:



a) ferro e níquel.

b) carvão mineral e petróleo.

c) ouro e manganês.

d) bauxita e cassiterita.

e) cobre e petróleo.